Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Paraná Pesquisas: Lula e Bolsonaro aparecem empatados, mas petista venceria no 2º turno

 

Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados no levantamento mais recente de intenções de voto para as eleições de 2022. O empate se repete em três dos cenários pesquisados pelo Instituto Paraná Pesquisas, com o petista em vantagem tímida.

 

Na primeira situação, Lula aparece ligeiramente a frente com 33,7% e Bolsonaro fica em segundo com 32,7%. O apresentador Datena foi a escolha de 7% e Ciro Gomes de 6,8%. Já o tucano João Doria somou 3,9%; o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandette 1,8%; Simone Tebet foi a opção de 0,7% dos eleitores; e Rodrigo Pacheco de 0,6%. Aqueles eleitores que não responderam equivalem a 3,3% e os que sinalizaram que votariam branco ou nulo 9,4%

No segundo cenário Lula manteve a diferença de um ponto percentual em relação a Bolsonaro. O petista somou 33,8% das intenções de voto para presidente da República, enquanto Bolsonaro teve 32,8%. Datena aparece novamente na terceira posição com 7%, seguido por Ciro Gomes com 6,9%. João Doria é o nome seguinte com 4,3%. Mandetta foi o último colocado com 2,1%. Os eleitores que não souberam responder representam 3,4% e votariam branco ou nulo 9,6%.


O cenário de número três repete o empate técnico entre Lula e Bolsonaro, com vantagem pequena para o petista. Nesta situação, Lula teve 33,9% das intenções de voto e Bolsonaro 32,8%, enquanto Ciro Gomes e seus 7,3% inverteu a colocação com Datena. O apresentador ficou em quarto lugar com 7,2%. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, alcançou 2,7% e Mandetta 2,6%. Votariam em branco 10% e não souberam responder 3,5% dos eleitores.


Apenas três nomes foram submetidos ao crivo dos eleitores no cenário quatro. Nessa situação, Lula aumentou a vantagem sob Bolsonaro. O petista teve 39,5% e Jair Bolsonaro 34,2%. Datena aparece em terceiro lugar com 11,8%. Os eleitores que não votariam em nenhum são 11% e não responderam 3,4%.



O Instituto Paraná também questionou os eleitores em cenários de segundo turno. Na disputa entre Lula e Bolsonaro o ex-presidente lidera com 43,3% enquanto o adversário soma 38,2%. Nessa situação, 15% disse votar branco e 3,4% não soube responder.


Quando as opções são Jair Bolsonaro e Datena, o atual presidente aparece a frente com 38,4% e o apresentador soma 35,5%. 22,3% disse que votaria branco se esse fosse o cenário de segundo turno e 3,8% não souberam responder.


Já em uma disputa entre Lula e Datena, o petista abre vantagem com 43,1% e o adversário tem 31,5%. Aqueles que votariam branco equivalem a 22,3% e não souberam responder 3%.


O levantamento ouviu 2.010 eleitores com eleitores de 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 155 municípios brasileiros durante os dias 24 a 28 de julho de 2021. O grau de confiança é de 95% e a margem estimada de erro de aproximadamente 2 pontos.


Bahia Notícias


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia