Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Promotoria de Justiça de Itiúba emite nota de esclarecimento sobre segurança de vereadora Vivia de Covas

 

A Promotoria de Justiça de Itiúba, considerando notícias publicadas na imprensa local que relatam possível recomendação do Ministério Público de escolta ou proteção policial à Vereadora Viviane Cristine Gama de Souza (Vivia de Covas), esclarece que recebeu formalmente solicitação, autuada como notícia de fato sob o n° 109.9.179717/2021.

Segundo consta do expediente protocolado, a noticiante relatou que ‘’diante das últimas denúncias estou me sentindo amedrontada, pois percebo a situação diferente a meu respeito. Por essa razão peço ajuda, informando que preciso ser acompanhada no meu trajeto Covas a Itiúba, sempre que precisar me locomover a noite, principalmente em dias de Sessão da Câmara de Vereadores.’’

Contudo, como a Vereadora Noticiante não esclareceu no expediente circunstâncias objetivas (modo, autor, local, tempo) dos fatos delituosos contra ela perpetrados que pudessem configurar crimes, o Ministério Público remeteu à Polícia Judiciária o conhecimento da notícia e notificou a Sra. Viviane Cristine Gama de Souza para que se dirija à Delegacia Territorial de Polícia Civil com a finalidade de registrar ocorrência, prestar declarações formais e permitir, caso presentes indícios mínimos, a instauração de investigação.

Assim, a Promotoria de Justiça de Itiúba aguardará e, por imperativo constitucional (art. 129, inciso I, da Constituição da República), acompanhará as investigações procedidas pela Polícia Judiciária.

Esclareça-se também que se remeteu expediente ao Comando da CIPM de Itiúba para conhecimento e providências que a referida autoridade entender pertinentes, sem juízos de valor prévio sobre as medidas que devessem ser adotadas.

Por fim, frise-se que a notícia de fato formulada pela Vereadora Viviane Cristine Gama de Souza, que relata supostos ilícitos praticados no âmbito da Câmara de Vereadores de Itiúba, é objeto de inquérito civil público em trâmite no Ministério Público (109.9.177638/2021), em fase de instrução.

Assim, reafirma-se o comprometimento exclusivo do Ministério Público com a observância plena das leis e dos princípios vigentes, visando à elucidação de eventuais ilícitos praticados, com as cautelas formais inerentes ao Estado Democrático de Direito.

 

Itiúba, 09 de julho de 2021.

Igor Clóvis Silva Miranda Promotor de Justiça


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia