Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Você tomou vacina contra COVID-19 vencida? Consulte os seus direitos

(Imagem: Reprodução/CNN Brasil)

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 26 mil doses da vacina AstraZeneca foram aplicadas após o vencimento. A aplicação aconteceu em 1.532 municípios brasileiros. Com isso, a eficácia do imunizante ficou comprometida.

Várias cidades utilizaram vacinas vencidas para imunizar os seus moradores. A cidade de Maringá é a campeã, com a vacinação de 3.536 pessoas com doses da AstraZeneca vencidas. Em todos esses caos foi a aplicação da 1ª dose.

No segundo lugar ficou Belém (PA), onde foram aplicadas 2.673 doses vencidas. São Paulo (SP), também teve casos de vacinação com imunizantes fora da validade. De acordo com os dados, 996 pessoas receberam as doses vencidas.

Por fim, as duas últimas cidades que utilizaram a vacina da AstraZeneca fora da validade foram Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. Porém, esse absurdo não se restringiu a esses quatro municípios.

As demais cidades que apresentam aplicação de doses vencidas tiveram menos de 700 doses, sendo que a maioria não passou de dez doses. É possível saber se você recebeu uma das doses fora da validade, conferindo o lote. 

Os dados apresentados são do DataSUS e do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. Esses oito lotes correspondem a 3,9 milhões de vacinas, sendo que 3,76 milhões dessas doses foram aplicadas dentro do prazo de validade.

Dessa maneira, são 139.911 doses de oito lotes da vacina AstraZeneca vencidas. Até 19 de junho, 25.935 doses haviam sido aplicadas fora da validade e outras 113.976 ainda não tinham sido aplicadas.

Caso tenha recebido uma dose desses lotes após a data de vencimento deve procurar o posto de saúde. No local deve apresentar sua carteira de vacinação para registro do erro vacinal.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra  a Covid-19, quem tomou o imunizante vencido precisa se revacinar. A nova dose precisa ser aplicada, pelo menos, 28 dias depois de ter recebido a dose administrada fora do prazo de validade.

FDR

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia