Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Caixa inicia pagamento dos lucros do FGTS: Veja o calendário e como consultar seu saldo


Atenção: milhares de brasileiros já começaram a receber parte dos lucros do FGTS em 2021. A Caixa Econômica Federal confirmou que os pagamentos já começaram e seguem durante todo esse mês. 

Saiba como fazer a consulta e confira se o dinheiro já está na sua conta do Fundo de Garantia. Entenda também como funciona o saque dos valores e quem pode ter o dinheiro na mão agora!

É oficial! A Caixa Econômica Federal confirmou que já começou a distribuição do lucro do FGTS em 2021. De acordo com o banco, os valores são referentes ao lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço de 2020. 

O valor total do lucro do FGTS em 2021 é de R$ 8,13 milhões. De acordo com os dados oficiais, esse é o equivalente a 96% do total líquido acumulado – que no ano passado foi de R$ 8,47 bilhões. 

Sempre lembrando que, de acordo com a Caixa, o lucro é distribuído simultaneamente para quem possui conta ativa (do emprego atual) e inativa (de empregos anteriores). 

Calendário Lucro FGTS 2021

Muitas pessoas estão usando as redes sociais para perguntar sobre o calendário da distribuição dos lucros do FGTS neste ano. O problema é que não existe um cronograma fixo para os depósitos. 

Ou seja, não existe um calendário de pagamento do lucro do FGTS, apenas uma data máxima/limite para os depósitos acontecerem. 

De acordo com a Caixa, todos os pagamentos do lucro do Fundo de Garantia vão acontecer até o dia 31 de agosto. Ou seja, você deve receber os valores ainda neste mês. 

Lucro FGTS – Como consultar

Por isso é importante que você saiba como consultar o lucro do FGTS 2021. Existem três opções diferentes: o Internet Banking da Caixa, o site da Caixa do Fundo de Garantia e o aplicativo FGTS. 

A última opção é a mais procurada por ser a mais fácil para acompanhar a movimentação do Fundo de Garantia na sua conta. Por isso, vamos falar sobre como fazer a consulta do FGTS pelo aplicativo. 

Confira o passo a passo para consultar o lucro do FGTS em 2021:

Comece fazendo o download do aplicativo FGTS Caixa (disponível para iOS ou Android); 

Entre usando seus dados de cadastro da Caixa Econômica Federal – caso não tenha, faça o cadastro; 

Na tela principal você já vai ver o saldo do FGTS da sua conta; 

Para ver detalhes sobre as últimas movimentações clique em SALDO TOTAL do seu FGTS na tela principal. 

Quem preferir, pode acessar o site do Fundo de Garantia da Caixa para ver como consultar o lucro do FGTS (https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx). 

Sacar Lucro do FGTS 2021

Agora muitas pessoas ficam em dúvidas sobre a possibilidade de sacar o lucro do FGTS em 2021. De acordo com a Caixa, o pagamento desse valor NÃO altera as regras do Fundo de Garantia. 

Ou seja, quem pode sacar o lucro do FGTS (ou qualquer valor dessa conta) são pessoas que estão dentro dos requisitos específicos. De acordo com as regras, apenas alguns grupos podem fazer o saque. São eles:

Trabalhadores que vão se aposentar; 

Trabalhador com doença grave; 

Demitidos SEM justa causa; 

Quem vai usar o dinheiro na compra e financiamento de casa própria; 

Pessoas com três anos ou mais sem emprego com carteira assinada; entre outros. 

Como sacar o lucro do FGTS 2021

Se você está em uma das condições acima, chegou a hora de saber como sacar o lucro do FGTS em 2021. Todos os detalhes sobre esse tipo de saque também estão disponíveis no aplicativo. 

É importante lembrar que não tem como sacar o lucro do FGTS no caixa eletrônico simplesmente. Para ter esse dinheiro em mãos é necessário fazer uma solicitação. 

Então confira como sacar o FGTS em 2021:

Acesse o aplicativo FGTS Caixa (disponível para iOS e Android – ver acima); 

Procure a opção ‘Meus saques’; 

Escolha o tipo de saque que quer fazer (saque-aniversário, saque rescisão, outras situações de saque); 

Confira os detalhes e faça a sua solicitação. Caso não tenha essa opção, procure uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar o saque do Fundo de Garantia.

Pronatec

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia