Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Prefeitura de Ipirá realiza 9ª Conferência Municipal de Assistência Social

 



A Prefeitura de Ipirá realizou na última quarta-feira (25), a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento teve como objetivo avaliar a Política de Assistência Social, orientar e estabelecer diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, no âmbito das três esferas de governo.

 

Neste ano, a Conferência contou com o tema: “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. 

 

Participaram do encontro: a Secretária de Assistência Social Hildete Matos, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Geisa Reis, o Secretário de Infraestrutura Eraldo Gomes, a Secretária de Educação Profa. Vanda Barreto, Valdenor Oliveira representando as Associações, vereador Deteval Brandão representando o Legislativo, o Secretário de Finanças Thiago do Valle representando o Prefeito Edvonilson Silva Santos, além de membros da Sociedade Civil.

 

Após a Palestra Magna ministrada por Lara Matos, Conselheira Estadual de Assistência Social, a discussão foi dividida para grupos de trabalho conforme cada eixo:

 

Eixo 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;

 

Eixo 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;

 

Eixo 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários;

 

Eixo 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;

 

Eixo 5 – Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

 

A Secretária de Assistência Social, Hildete Matos, exaltou a realização da Conferência: “Hoje é um grande dia para o município de Ipirá. A nossa nona Conferência foi realizada com sucesso, aqui tivemos importantes debates e avaliações da política pública que temos e a que queremos para a Assistência Social. Obrigado a todos que participaram e contribuíram conosco”.


 

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Ipirá – O Trabalho é Agora!



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia