Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Variante Delta já representa 10% dos casos de Covid-19 na Bahia, alerta secretária estadual da Saúde

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

 A variante Delta da Covid-19 já representa cerca de 10% dos casos da doença na Bahia, de acordo com a secretária interina da Saúde, Tereza Paim. A cepa foi identificada pela primeira vez na Índia e é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “de preocupação”. A Delta é mais transmissível do que as outras cepas do novo coronavírus em circulação.

Tereza Paim alertou para a mudança no cenário epidemiológico nas últimas semanas. Segundo ela, no início de setembro o estado tinha 80% dos casos com predominância da variante Gama, que foi identificada inicialmente em Manaus, no Amazonas, mas agora, em 23 de setembro, ela passou a representar 53,5% dos casos identificados no estado. “Você percebe que já há uma virada”, alertou Tereza, durante entrevista ao programa Isso é Bahia, da rádio A Tarde FM 103,9.

A Vigilância Epidemiológica da Bahia, a partir de uma recomendação do Ministério da Saúde, mudou os critérios e a forma como atua em relação a Covid-19. O protocolo novo concentra atenção nas amostras provenientes de municípios com aumento do percentual de casos positivos ou que tenham casos anteriores da Delta. Além disso, Tereza explica que a divisão também está atenta aos casos que são confusos e sugestivos.

“A incidência nos leva a crer que esse aumento vai ser bem alto. A gente deixa alerta para a população”, afirmou a secretária ao associar um novo aumento de casos às aglomerações registradas no 7 de Setembro, quando manifestantes foram às ruas em várias cidades do estados e dos país para protestar contra e a favor do governo Jair Bolsonaro.

Diante do cenário e prevendo aumento da predominância da Delta, a secretária da Saúde fez um apelo para que a população se vacine, principalmente com a segunda dose. “A delta consegue furar se a pessoa só tem uma dose. Então sem o esquema completo a pessoa vai adoecer”, alertou. Além disso, ela também chamou atenção para a importância da população manter os cuidados já conhecidos: uso de máscara, higiene das mãos, uso de álcool 70% e distanciamento social.


Bahia Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia