Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Em Campo Formoso, governador em exercício autoriza pavimentação de estrada e modernização de colégio quilombola

Foto: Vaner Casaes | Gov/BA

A pavimentação de 50 quilômetros da estrada que liga o entroncamento da BA-220, no distrito de Brejão da Caatinga, à localidade de São Tomé, no município de Campo Formoso, será licitada. A autorização foi assinada pelo governador em exercício Adolfo Menezes, neste sábado (23), junto com a entrega de um conjunto de sistemas de abastecimento de água, em solenidade no distrito de São Tomé. Menezes também autorizou a licitação para a modernização do Colégio Estadual Quilombola São Tomé.

“Essa comunidade quilombola hoje é praticamente uma cidade, graças às obras feitas nesses últimos anos. Esta é uma oportunidade única, pois meus avós residiam aqui, passei minha infância em São Tomé e temos muitos amigos aqui. Estamos trazemos mais conforto para o colégio quilombola e uma estrutura que os alunos merecem e não tinham. E junto a isso uma estrada de 50 quilômetros que liga Tiquara a Brejão da Caatinga e Brejão da Caatinga a São Tomé. É uma obra monumental”, afirmou o governador em exercício.

Todos os produtos vendidos na localidade de São Tomé, como gêneros alimentícios e produtos de limpeza, passam pelo trecho de estrada que será recuperado. A proprietária do maior supermercado de São Tomé, Maria Eni Jatobá, ressaltou a importância da obra para a economia local. “Os caminhoneiros não querem trazer os produtos porque a estrada é buraco e, quando chove, é só lama e o carro atola. Agora, tudo vai chegar com muito mais facilidade e vamos poder fazer as entregas”, disse.

A modernização do Colégio Estadual Quilombola São Tomé inclui a construção de refeitório, quadra poliesportiva coberta, módulo administrativo, reforma elétrica, entre outras intervenções, como explicou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. “Temos dois investimentos grandes em Campo Formoso. Na sede, temos a unificação de um colégio, com implantação de piscina, campo society, auditório e refeitório. Em São Tomé, temos a escola quilombola, uma referência de escola, que é nova, mas estamos modernizando, fazendo reforma elétrica e incorporando uma quadra coberta, vestiário, refeitório e uma parte administrativa. São R$ 3 milhões em investimentos em São Tomé e quase R$ 6 milhões na sede”.

A professora Karina Cruz destacou a alegria da comunidade escolar em receber a notícia da construção de uma nova quadra. “Aqui na escola, nós não temos espaço de lazer nem o espaço de eventos. Quando perguntávamos aos alunos o que queriam na escola, eles sempre citavam a quadra de esportes. Então, essa obra vai transformar a vida os alunos através do poder do esporte e teremos também o lugar apropriado para fazermos os nossos eventos”.

Para a estudante Heloísa Santana, 17 anos, a quadra vai melhorar o ambiente da escola. “Nós não vamos precisar mais ir para a outra escola para usar a quadra. Poderemos fazer esportes e eventos aqui no colégio mesmo. Nós estamos muito felizes com a surpresa”.

Abastecimento de água

O Sistema Integrado de Abastecimento de Água entregue neste sábado (23) beneficia as localidades de São Tomé, em Campo Formoso, e de Sumidouro, situado na cidade de Umburanas. Já os Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água contemplam as localidades de Brejão da Caatinga, Queixo Dantas, Curral Velho, Alagadiço do Brejão, Junco, Bolas e Lagoa do São Francisco, em Campo Formoso. O trabalho foi coordenado pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs).

SECOM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia