Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Diretora de atendimento do Procon-BA detalha mutirão para renegociação de dívidas

 

Foto: Reprodução

Durante todo o mês de novembro, a Superintendência de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), realiza o mutirão de negociação e orientação financeira com instituições financeiras e bancárias.

 

Atualmente, mais de 60% das famílias de Salvador estão endividadas, segundo dados de uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado da Bahia (Fecomércio-BA).

 

Em entrevista a Rádio Sociedade nesta quarta feira (17), a Diretora de Atendimento do Procon-Bahia, Adriana Menezes, deu detalhes do funcionamento da ação, que já conta com 160 instituições financeiras dispostas a renegociar as dívidas.

 

“É um mutirão totalmente virtual onde o consumir da sua casa, do seu trabalho, acessa a plataforma através do site www.consumidor.gov.br ou aplicativo e se cadastra, procura a empresa a qual ele tem dívida, registra a sua reclamação e seleciona renegociação de dívida/parcelamento. […] a negociação corre entre fornecedor e consumidor.”

 

Apesar de não haver restrições quanto ao valor máximo da dívida, existem alguns critérios a serem seguidos para participar do mutirão:

 

- Ser pessoa física;

- Serão negociadas apenas dívidas em atraso;

- Serão negociadas, exclusivamente, dívidas contraídas com instituições financeiras e bancárias (bancos, cartão de crédito, etc);

- A dívida não pode estar em garantia de financiamento de veículo ou imóvel.

 

Adriana pontua, ainda, que as dívidas de cunho financeiro são o carro chefe do endividamento no Brasil e reforça a importância da participação massiva no mutirão.

 

“Essa é uma oportunidade boa para fazer essa negociação, porque décimo terceiro está vindo aí, fim de ano está vindo aí. Esse mutirão é um movimento nacional, o PROCON da Bahia participa todos os anos.”

 

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia