Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Forte chuva alaga ruas, derruba casas e deixa rastro de destruição em Mundo Novo

 

A chuva que caiu na noite desta segunda-feira (29) na cidade de Mundo Novo, no Centro-Norte da Bahia, fez um rio transbordar, causou o alagamento de ruas, derrubou casas e deixou um rastro de destruição na cidade. Vídeos feitos por moradores, que circulam pelas redes sociais, são chocantes e mostram a força da água carregando tudo que encontra pela frente.

Em entrevista ao Jacobina Notícias, o prefeito de Mundo Novo, José Adriano da Silva, o Dr. Adriano, contou que a situação na cidade é devastadora e que os danos ainda serão calculados. "A topografia da cidade tem serras ao redor e sempre que chove forte causa algum alagamento. Mas hoje foi muito além do que já tínhamos visto, as águas desceram das serras para o centro com muita força e causaram muitos estragos", lamentou o prefeito.

A enxurrada carregou um carro onde estava uma família que tentava atravessar a rua. Eles tiveram que deixar o veículo e se segurar uns nos outros para conseguir vencer a força da água. Uma pessoa quase foi sugada por um bueiro, mas, felizmente, todos conseguiram transpor a correnteza.

Muito preocupado, Dr. Adriano disse ainda à reportagem que a circulação de pessoas não estava permitida por motivo de segurança, apenas os agentes da Defesa Civil do Município buscam ajudar as famílias atingidas. "A informação que recebemos foi de que quatro casas desabaram, mas não tem relato de alguém ferido. Estamos buscando atender de imediato essas famílias que ficaram desabrigadas, trazê-las em segurança para as escolas que estamos disponibilizando. Mas até para se locomover de um lugar para outro na cidade está muito difícil, e a chuva continua ainda nesse momento",  disse Dr. Adriano.

O prefeito alertou também os motoristas que precisem trafegar pela BA-052, na região entre Mundo Novo e Baixa Grande, pois há informação de que alguns deslizamentos de barrancos tomaram a pista. "Baixa Grande também foi atingida por essa chuva, mas não tenho informação precisa sobre a situação. Peço às pessoas que precisarem sair para pegar a estrada, que tenham atenção e cuidado", alertou.

Até a publicação da matéria, a chuva em Mundo Novo, que começou por volta das 18h, durava cerca de seis horas ininterruptas. O prefeito do município pediu para que as pessoas se mantenham em casa ou local seguro, e que, havendo qualquer eventualidade, façam contato com os órgãos da prefeitura. Apenas pela manhã poderá se ter uma dimensão de todos os estragos causados pelo temporal em Mundo Novo.

 

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia