Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Mutirão atende população carente de saúde visual em Baixa Grande

 

Quase duas mil pessoas foram atendidas de domingo, 31 de outubro á terça-feira, dia 02/11, no Mutirão de Oftalmologia realizado pela ONG Instituto Mais Visão, em Baixa Grande, município localizado no Território do Jacuípe. Presidente do Instituto, Lucas Ribeiro, disse que a ONG foi criada na Bahia, com o intuito de atender a população carente na área de saúde visual e com ideias inovadoras para que toda a estrutura de exames e consultas cheguem aos lugares mais distantes do nordeste.

De acordo com site do Instituto Mais Visão, em 03 anos de fundada foram atendidos mais de 100.000 pacientes de 60 municípios. No caso Baixa Grande, o trabalho foi intermediado pelo mandato do vereador Ricardo Pereira, do PSD, mais conhecido por Ricardo de Muliquim.


“Eu soube do trabalho que o pessoal do Instituto vinha realizando no interior do estado (Bahia) e atendia de cheio a necessidade do povo daqui (Baixa Grande). Procurei o deputado Alex da Piatã, externei nosso desejo, falei da carência do povo nesta área e nos articulamos. O resultado esta aqui com tanta gente sendo bem atendida”, falou o social democrata.

A secretária de Saúde Priscilla Blumetti disse ao CN que aproximadamente 48 dias houve uma mobilização das agentes de saúde para levantar em suas áreas os pacientes que necessitavam de atendimento com oftalmologista. “Feito isso, há pouco mais de uma semana, houve uma triagem e agendamento para que o mutirão, que esta finalizando hoje (terça-feira) acontecesse e com tanto sucesso”, falou Priscilla.

Durante as atividades foram realizados exames oftalmológicos diversos que dizem respeito às ametropias (defeitos de visão por erro de refração), prescrição de óculos, verificação da pressão intraocular, exame do fundo do olho, analise de patologia e até encaminhamentos para cirurgias.


O deputado estadual Alex da Piatã disse que tão logo foi procurado pelo vereador Ricardo de Muliquim, veio à lembrança deste instituto, pois, “estivemos recentemente nas cidades de Itapicuru e Irará prestando este trabalho e ouvindo as pessoas. Sucesso total e daí nos mobilizamos para que fosse executado também aqui em Baixa Brande. Tratar das doenças relacionadas à visão, significa promover maior qualidade de vida”, concluiu o parlamentar que estava acompanhado, além do vereador Ricardo, dos colegas de parlamento dele, Leo do Mandacaru, Aurenival, ambos do PP e do vice-prefeito Pedro Lima Neto, do PT.

 

Redação: Calila Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia