Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Prefeituras de Petrolina e Juazeiro montam estratégias contra síndromes gripais

 

Em alerta contra o surto de gripe e da Influenza H3N2, as autoridades sanitárias de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) se adiantaram quanto à prevenção dessas doenças. Na cidade pernambucana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destinou, desde à última quinta (6), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atendimentos voltados a urgência e emergência relacionados a casos de sintomas gripais e respiratórias.

Além desses atendimentos, somente as consultas de pré-natal, hanseníase, tuberculose e leishmaniose serão mantidas. Essa medida foi tomada tendo em vista a expansão dos casos de síndrome gripal e respiratória no município, e tem um prazo de 30 dias. Logo após, a SMS irá avaliar os casos para ver se há necessidade de prorrogação.

Juazeiro

Em Juazeiro, a Secretaria de Saúde (Sesau) também se mobilizou para ampliar e melhorar os atendimentos à população. Com isso, precisou realizar algumas modificações nas UBSs e nas Unidades de Atenção Especializada.

O município aumentou o efetivo profissional para atendimento médico na Unidade Pediátrica (Uped), reforçando a atenção aos casos classificados como de menor gravidade, de acordo com o protocolo de urgência. Devido ao crescimento do fluxo também no hospital campanha, a Sesau também aumentou o efetivo na unidade para dar maior fluidez nos atendimentos.

Na Atenção Básica, as consultas de pessoas de grupos de risco e os atendimentos programados (hiperdia, pré-natal e consulta puerperal, puericultura, coleta de citologia oncótica e saúde mental) não serão realizadas no mesmo turno de atendimento a sintomáticos respiratórios e realização de Testes Rápidos para Covid-19 na unidade. Na zona rural as consultas de cuidado continuado também não deverão dividir o turno com os atendimentos dos sintomáticos respiratórios. Deste modo evita-se a mistura dos públicos atendidos.

.

Carlos Britto

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia