Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Em Feira de Santana, 31 pacientes aguardam transferência para hospitais

 

Trinta e um pacientes estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas de Feira de Santana, até esta segunda-feira (14), esperando a transferência para uma unidade hospitalar. As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado.

Aos 84 anos, a paciente A.R.O espera por uma vaga há 14 dias para tratar uma úlcera. Outro paciente, J.R.S. aguarda há sete dias transferência para tratar uma pneumonia pós-covid.

Dos 31 pacientes, 11 estão na UPA Queimadinha, 7 UPA Mangabeira, 5 na Policlínica do Parque Ipê, 4 na Policlínica do Feira X, 2 na Policlínica do George Américo, 1 na Policlínica de Humildes e 1 na Policlínica da Rua Nova.

A demora para a transferência sobrecarrega o sistema de saúde municipal, fazendo com que as unidades fiquem lotadas. Ainda expõe os pacientes a uma espera exaustiva por tratamento adequado.

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas. Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema, para que o paciente tenha a assistência adequada.

Fonte: Prefeitura de Feira de Santana

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia