Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Juazeiro: Menino some após saltar de ponte no Rio São Francisco

 

Foto: Reprodução

Um menino de 12 anos está desaparecido depois de pular de uma ponte para nadar no Rio São Francisco, em Juazeiro, no norte da Bahia. O garoto foi identificado como Josenilton Barbosa da Silva Júnior e brincava na região da orla nova, na quarta-feira (2), quando sumiu.

 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e faz buscas na área. Os militares usam botes e equipamentos, mas não localizaram o adolescente, até o início da tarde desta quinta (3).

 

Bombeiros disseram que, na área onde o garoto mergulhava, o rio tem cerca de sete metros de profundidade. No entanto, com o aumento recente da vazão da Barragem de Sobradinho por causa das chuvas, a correnteza fica mais forte e aumentam os riscos de afogamento.

 

A vazão da água na Barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, registra uma vazão de 4 mil metros cúbicos por segundo e será mantida assim por tempo indeterminado. A medida foi adotada por causa do aumento do nível da água no Rio São Francisco e a previsão de mais chuvas nas próximas semanas no norte de Minas Gerais, onde nasce o rio, e na Bacia do São Francisco.

 

A decisão foi tomada na terça-feira (1), após reunião entre gestores da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), do operador nacional do sistema, da Agência Nacional de Águas e do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco.

 

As prefeituras de cidades vizinhas foram informadas sobre a manutenção da vazão de água e devem mobilizar os moradores para que não haja problemas por causa da cheia no rio.

 

Mesmo com o volume de vazão mantido, a quantidade de água que entra na barragem ainda é seis vezes maior que a quantidade que tem saído. A Barragem de Sobradinho opera atualmente com um volume útil de 68,95%.

 

Há cerca de duas semanas, as comportas do reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, foram abertas para controlar a subida do nível de água no reservatório. A medida de manter a vazão em 4 mil metros cúbicos por segundo também foi adotada pela Chesf na Usina do Xingó, na fronteira entre Alagoas e Sergipe.

 

Fonte: g1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia