Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Nova espécie de sapo descoberta no Panamá recebe nome em homenagem à Greta Thunberg

 

Uma nova espécie de sapo encontrada na Reserva Natural Privada Chucantí, no Panamá, foi nomeada como Pristimantis gretathunbergae, em homenagem à jovem ativista sueca Greta Thunberg, que emprega esforços na luta contra as mudanças climáticas. O artigo sobre o anfíbío, escrito por uma equipe internacional de biólogos, liderada pelo panamenho Abel Batista e pelo suíço Konrad Mebert, foi publicado na revista científica "ZooKeys", um periódico de Zoologia online e impresso, revisado por pares e de acesso aberto.

O sapo de olhos negros, característica única entre os localizados da América Central e seus parentes mais próximos no Noroeste da Colômbia, vive num habitat severamente fragmentado e altamente ameaçado pelo rápido desmatamento para atividades agrícolas, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente do Panamá. Segundo a pasta, a região do Cerro Chucantí já perdeu mais de 30% de sua cobertura florestal nos últimos anos, num contexto intimamente ligado às mudanças climáticas, já que o aumento das temperaturas destruiria seu minúsculo habitat nas montanhas. Outra ameaça é representada pelo mortal fungo quitrídio. Por isso, a conservação do local desta nova espécie é essencial para garantir a sua sobrevivência.

Ainda segundo o Ministério do Meio Ambiente panamenho, o Rainforest Trust comemorou seu 30º aniversário em 2018 por meio de um leilão em que ofereceu os direitos de nomear algumas espécies novas para a ciência, de forma que os recursos arrecadados beneficiariam a conservação das espécies recém-descobertas.

O vencedor do leilão então propôs homenagear Greta Thunberg ao nomear o novo sapo, considerando que sua “Greve Escolar pela Ação Climática” perante o Parlamento Sueco inspirou estudantes de todo o mundo a realizar greves semelhantes chamadas Sextas-feiras pelo Futuro. Ela impressionou os líderes mundiais e seu trabalho está atraindo outros para a ação climática.

Redação: Extra 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia