Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Zika vírus pode estar a um passo de novo surto global

Foto: Pixabay

 Um novo surto de vírus zika é bem possível, alertam pesquisadores, e uma única mutação poderia ser suficiente para desencadear uma disseminação explosiva.


A doença causou uma emergência médica global em 2016, com milhares de bebês nascidos com danos cerebrais depois que suas mães foram infectadas durante a gravidez.


Cientistas americanos dizem que o mundo deveria estar atento a novas mutações.


O trabalho de laboratório, descrito no periódico científico Cell Reports, aponta que o vírus pode mudar facilmente, criando novas variantes.


Estudos recentes de infecção indicam que essas variantes podem ser eficazes na transmissão do vírus, mesmo em países que acumularam imunidade de surtos anteriores de zika, diz a equipe do Instituto La Jolla de Imunologia.


Especialistas disseram que as descobertas, embora teóricas, são interessantes –e um lembrete de que outros vírus além do causador da Covid podem representar uma ameaça.


O zika é transmitido por picadas de mosquitos Aedes infectados. Os insetos são encontrados em todas as Américas – exceto no Canadá e no Chile, onde é muito frio para eles sobreviverem – e em toda a Ásia.


Embora para a maioria das pessoas seja uma doença leve, sem efeitos duradouros, pode ter consequências catastróficas para bebês que ainda estão no útero.


Se uma mãe contrair o vírus durante a gravidez, pode prejudicar o feto em desenvolvimento, causando microcefalia e danos ao tecido cerebral.


Por BBC

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia