Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Qual perfil de consumidor tem mais chances de conseguir um empréstimo?

 

A crise econômica que o país resolveu nos últimos anos aumentou assim o montante da dívida. No entanto, a taxa básica Selic para a economia brasileira também caiu. Neste outono, o número de pessoas que buscam empréstimos no país aumentou.  

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Serasa, o número de pessoas que buscam empréstimos aumentou 10,3% entre janeiro e agosto deste ano. Esse percentual representa o maior crescimento do negócio de crédito nos últimos nove anos. 

Isso aconteceu porque, de acordo com dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 65,1% das famílias brasileiras estão endividadas, contra 64,8% em agosto e 60,7% de setembro do ano passado. Desde de julho de 2013, foi o maior resultado de endividamento e o terceiro maior patamar da história do país. 

Devido a esses fatores, a operação de empréstimo tem atraído cada vez mais o consumidor. Ao final do ano de 2016, as taxas de juros recuaram quase um terço, passando de 74,48% para 52,06% ao ano, por isso os especialistas consideram que agora é o momento certo de pedir um empréstimo e quitar as dívidas. 

Contudo, nem todo mundo consegue ser aprovado na análise de crédito ao solicitar um empréstimo. Fazer um planejamento e saber o que é preciso para ter o empréstimo aprovado é essencial. 

Como usar o cenário financeiro a seu favor?  

O empréstimo pode ser uma ferramenta se for utilizado ao seu favor. Quando bem usado, com planejamento e escolha criteriosa para cada objetivo, o empréstimo pode ser um pontapé inicial para tirar os planos do papel ou saldar as dívidas. 

Assim, se o consumidor possuir dívidas altas no cartão de crédito ou no cheque especial, ou se grande parte de seu orçamento estiver comprometido, é um bom momento para solicitar um empréstimo. Afinal, é possível trocar uma dívida com taxas de juros mais altas por uma mais barata, se reorganizando e retomando o controle de suas finanças. 

Alguns serviços como o cheque especial, o rotativo do cartão de crédito e o empréstimo pessoal são responsáveis pelo alto índice de inadimplência no país, devido às suas taxas de juros mais altas do que outras opções. Por isso, é preciso ficar atento, não importa a facilidade que as modalidades citadas oferecem. A praticidade não justifica o valor da dívida. 

Quem tem mais chances de ter um empréstimo aprovado? 

Para que seu empréstimo seja aprovado, o cliente passa por uma análise de crédito. Diversos fatores serão examinados, como por exemplo o score de crédito, que influencia diretamente nessa decisão. Trata-se de uma pontuação dada a cada cadastro de pessoa física, referente ao seu relacionamento com o mercado financeiro. 

Em outras palavras, é uma representação numérica que as empresas bancárias e instituições financeiras utilizam para classificar o consumidor entre bom e mau pagador. Para isso, é avaliado o histórico financeiro do cliente, ou seja, o histórico de pagamento de contas e de dívidas atuais, quitadas e negativadas. 

Além disso, o relacionamento com empresas, contas e cartões de crédito também são verificados. Ter os dados cadastrais atualizados pode aumentar as chances de ter seu empréstimo aprovado. 

Como funciona o score de crédito? 

Analisando os dados e os itens citados acima, cada consumidor recebe uma pontuação entre zero a mil pontos. Cada instituição financeira tem suas próprias regras para avaliar o score de crédito. Contuso, no geral pode ser considerado o seguinte: 

  • quem tem uma pontuação de até 300 pontos corre alto risco de inadimplência; 
  • quem tem uma pontuação entre 300 e 700 pontos corre um risco de inadimplência considerado médio, de modo que o empréstimo ainda pode ser negado, apesar das chances disso acontecer serem menores; 
  • Quem tem uma pontuação acima de 700 pontos corre um baixo ou nenhum risco de inadimplência, tendo mais chances do empréstimo ser aprovado. 

De acordo com isso, quanto mais alta é a sua pontuação, melhores são as chances de conseguir variados serviços de crédito. Exemplos disso são o cartão de crédito, maior limite de cheque especial, financiamentos e empréstimos diversos. 

Ter um score de crédito alto significa que é um bom pagador e portanto, cumprirá com o compromisso de quitar a dívida do empréstimo Isso proporciona maior segurança à financeira na hora de analisar o perfil do consumidor para decidir emprestar ou não o dinheiro. É comum que o score de crédito também influencie o valor das taxas de juros que serão aplicadas na dívida. 

Deste modo, é importante manter as contas em dia e não contrair mais dívidas do que o bolso pode aguentar. Fazer um bom planejamento financeiro também ajuda a manter uma vida financeira saudável e aumentar o score de crédito. 

Contudo, existem outros pontos que são avaliados em uma análise de crédito. Fornecer dados pessoais atualizados e corretos são importantes para que a solicitação tenha maior probabilidade de ser aprovada, uma vez que essas informações serão checadas pela instituição financeira. 

Portal de Notícias 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia