Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Quintais produtivos na comunidade do Capim provam que é possível se alimentar bem sem agrotóxicos


A Associação dos Agricultores Familiares do Capim protagoniza um avanço muito importante na agricultura familiar no município de Ponto Novo com a implantação dos Quintas Produtivos na Comunidade de Várzea da Pedra, Capim, Zona Rural do município.

A Associação foi uma das selecionadas pelo Governo do Estado para a implantação dos quintais, um investimento de cerca de R$50 mil. A iniciativa parte da adoção de técnicas e práticas agroecológicas, de produção, consumo e comercialização de alimentos saudáveis dos quintais produtivos de agricultores familiares, o que resulta na geração de renda e promoção de segurança alimentar.  

Entre os produtos produzidos nos quintais estão: abóbora, acerola, batata-doce, cebola, feijão verde, goiaba, limão, maxixe, melancia, milho verde, pimentão e quiabo, além de outras espécies como tubérculos, raízes, fruteiras, plantas medicinais.

Os quintais permitem também conciliar a produção agrícola com a criação de pequenos animais (galinha, porco, cabra,), permitindo a melhoria da qualidade de vida e de renda para dezenas de famílias agricultoras trabalhadas beneficiadas.

Para o sindicalista Jamilton Fernandes, o pioneirismo do município e engajamento dos associados o projeto será um modelo a ser seguido no futuro.

 

ASCOM - Associação dos Agricultores Familiares do Capim






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia