Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Alerta entre cientistas: orcas estão caçando e comendo tubarões-brancos

 

Orcas estão caçando e comendo grandes-tubarões-brancos, abrindo seus torsos para se deliciar com os seus fígados e os seus corações.

É a primeira vez que os terríveis ataques são registrados – lançando uma nova luz sobre os ecossistemas marinhos. As orcas estão aterrorizando os predadores ao largo da costa da África do Sul. As descobertas preocuparam os cientistas, que temem as consequência para o equilíbrio ecológico.

"Inicialmente, após um ataque de orca em Gansbaai (África do Sul, a sudeste da Cidade do Cabo), grandes-tubarões-brancos não apareceram por semanas ou meses", explicou a principal autora do estudo, Alison Towner, da Dyer Island Conservation Trust. "O que parece que estamos testemunhando é uma evasão em larga escala, e não uma estratégia em grande escala. Isso reflete o que vemos sendo usado por cães selvagens no Serengeti, na Tanzânia, em resposta ao aumento da presença de leões. Quanto mais as orcas frequentam esses locais, mais tempo os grandes-tubarões-brancos ficam longe", acrescentou ela.

Desde 2017, oito grandes-tubarões-brancos aparecem mortos na costa sul-africana. Em todos eles havia marcas de mordidas de orcas. Sete tiveram seus fígados removidos – e alguns seus corações também. As feridas foram feitas pelo mesmo par de orcas, que apresentam várias cicatrizes, o que indica uma batalha feroz. De acordo com cientistas, é provável que as orcas tenham matado mais, com carcaças dos outros predadores à deriva no oceano.

Extra 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia