Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Bahia confirma mais dois casos de varíola dos macacos e chega a 42 registrados

Foto: Reprodução

 A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou, nesta quarta-feira (24), que o estado registrou um dois casos de "Monkeypox", doença conhecida como varíola dos macacos. Com esses novos casos, o estado contabiliza 42 pessoas com a doença em todo estado. Os dois pacientes recentes são de Salvador.


Os sintomas apresentados mais recorrentes são: febre, adenomegalia, erupção cutânea, cefaleia e dor nas costas. Além dos confirmados, a Bahia tem 104 casos suspeitos notificados que aguardam diagnóstico laboratorial, segundo a Sesab.


O primeiro caso da Monkeypox no estado ocorreu no dia 13 de julho. Ela se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de duas a quatro semanas, geralmente dividida em dois períodos:


Invasão, que dura entre zero e cinco dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa;

Erupção cutânea começa entre um e três dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.


Por g1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia