Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Bahia registra duas mortes por infecção causada pela 'vaca louca'

Foto: Reprodução

 Duas pessoas morreram com a doença de Creutzfeld-Jakob, causada pela infecção animal Encefalite Espongiforme Bovina – popularmente conhecida como "vaca louca" – na Bahia, este ano. Outras três pessoas estão infectadas, sendo que duas delas estão hospitalizadas. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (10), pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).


A Encefalite Espongiforme Bovina é uma infecção que atinge apenas o gado. Quando os humanos consomem a carne contaminada, podem desenvolver a doença de Creutzfeld-Jakob, que é degenerativa. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 90% dos indivíduos infectados morrem em até um ano.


Todos os pacientes contaminados com a doença de Creutzfeld-Jakob na Bahia são residentes de Salvador. As duas pessoas que estão hospitalizadas tiveram casos confirmados no dia 6 de outubro, e o estado de saúde delas não foi divulgado.


A Sesab também não informou quando os outros dois pacientes morreram. O quinto paciente tem estado de saúde em investigação pela Vigilância Epidemiológica estadual. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) acompanha a situação da doença no estado.


No último ano, três casos de doença de Creutzfeld-Jakob foram confirmados entre Salvador, Simões Filho e Serrolândia. Dois deles morreram e o terceiro segue sob monitoramento.


Como a doença é transmitida?


De acordo com o Ministério da Saúde, a forma exata de transmissão da doença de Creutzfeld-Jakob é desconhecida. No entanto, a infecção pode ser contraída a partir do consumo de carne e subprodutos bovinos contaminados.


Não existe evidências de que a doença pode ser transmitida pelo ar ou pelo contato social e casual, como uso de mesma roupa, mesmos copos e utensílios de cozinha ou contato íntimo – abraço, beijos, relações sexuais e outros. Também não há casos relatados de exposição por meio de superfícies, como pisos, paredes ou bancadas.


Sintomas


A doença de Creutzfeld-Jakob tem uma rápida evolução, que pode levar à morte do paciente. Ela se caracteriza pelos seguintes sintomas:


Desordem cerebral com perda de memória;

Tremores;

Falta de coordenação de movimentos musculares;

Distúrbios da linguagem;

Perda da capacidade de comunicação;

Perda visual.

Diagnóstico e tratamento


A doença de Creutzfeldt-Jakob é diagnosticada a partir de exames de sangue e também por meio de exame neuropatológico de fragmentos do cérebro.


A principal forma de tratamento são drogas antivirais e corticóides. De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 90% dos indivíduos infectados pela doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) morrem dentro de um ano. Ainda não há maneira efetiva de alterar a evolução da doença.


Por g1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia