Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Adab inicia segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

Foto: Reprodução

 A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) iniciou nesta terça-feira (1º), a 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa em todo o estado.


A meta é imunizar 100% do rebanho ou alcançar índice superior aos 94,70% da última campanha, que foi realizada entre os meses de maio e junho deste ano. As explorações pecuárias ocorrem em aproximadamente 300 mil propriedades que precisam estar no sistema da Adab.


Após a vacinação dos animais, o produtor tem até 15 dias para fazer a declaração da vacinação. O procedimento pode ser feito através do site da Adab, ou em qualquer escritório da Agência. É preciso apresentar a relação de bovinos e bubalinos nascidos, mortos e vacinados, discriminados por quantidade, sexo e idade, juntamente com a nota ou cupom fiscal de compra da vacina.


Em abril deste ano o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento inverteu o calendário vacinal do rebanho baiano, com o objetivo de relacionar a demanda de vacinas contra febre aftosa com o cronograma previsto de produção da indústria.


A Bahia está livre da doença há 25 anos, e possui o status de Zona Livre de Aftosa Com Vacinação, mas busca que não haja mais necessidade de vacinação. Um dos principais requisitos para a suspensão da vacinação do rebanho contra a febre aftosa é a geolocalização das propriedades com animais vacinados.


O estado tem 64,7% de propriedades georeferenciadas, mas o Mapa exige um percentual mínimo e 70% em 2022 e 100% em 2023 para solicitar a retirada da vacina junto aos órgãos internacionais de sanidade animal, entre outros fatores.


Por g1


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia