Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Bahia tem alertas para chuvas intensas em quase todas as regiões

Foto: Reprodução

 Mais dois “Alertas Laranjas”, indicando possiblidade de “Perigo”, foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).


Um dos alertas, iniciado às 9h21 deste domingo (20) e com validade até às 11h desta segunda-feira (21), indica possibilidade de chuvas intensas que podem atingir 251 municípios baianos das regiões Centro Sul, Centro Norte, Extremo Oeste e Sul e Vale São Franciscano.


O outro alerta indica possibilidade de tempestades e até queda de granizo em algumas localidades. Ele abrange municípios dos Estados de Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Na Bahia, ele abrange os municípios de Carinhanha, Cocos, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Iuiu, Jaborandi, Malhada e Sebastião Laranjeiras. A validade também termina às 11h desta segunda.


Nas áreas dos dois alertas podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, com rajadas que podem variar de 60-100 km/h.


De acordo com o Inmet, estas condições podem indicar risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


,As recomendações em caso de confirmação de ocorrência de temporais fortes são para que se evite abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e também para que não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.


Em situações de chuva com muita intensidade de raios, a recomendação também é para que se desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia dos imóveis para evitar acidentes com a rede.


Apenas as cidades das regiões de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro e Paulo Afonso estão fora dos “Alertas Laranjas”. Para maior parte destas regiões, os alertas vigentes são “Amarelos”, de Perigo potencial.


Veja os principais alertas


As previsões dos institutos de meteorologia e dos modelos meteorológicos indicam que deve chover consideravelmente em boa parte da Bahia até o fim do mês de novembro.


Nos próximos dez dias, os acumulados podem superar os 150 mm em algumas regiões do Oeste, Sul, Centro-Sul e Vale-São Franciscano, regiões onde são esperados os maiores volumes..


Por Agência Sertão


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia