Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Bolsonaro suspende pagamento de emendas do orçamento secreto após apoio do PT a Lira

Foto: Reprodução

 Conforme o jornal O Estado de S. Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) mandou suspender nesta quarta-feira (30) o pagamento de emendas do orçamento secreto após o PT declarar apoio à reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).


Ao editar o decreto que permite o cancelamento de dotações orçamentárias discricionárias (não obrigatórias) a fim de cumprir o teto de gastos, Bolsonaro bloqueou o pagamento das emendas de relator, o chamado orçamento secreto, que beneficiava parlamentares aliados no Congresso com o repasse de recursos públicos, sem transparência, em troca de adesões para aprovação de projetos na Câmara e no Senado.


Ainda de acordo com a reportagem, a ordem de Bolsonaro é não repassar mais nada em 2022. Dos R$ 16,5 bilhões reservados para o orçamento secreto neste ano, R$ 7,8 bilhões estão bloqueados pelo governo federal.


Com a movimentação, o presidente da República deixa Lira sem capacidade de honrar acordos feitos para bancar sua reeleição ao comando da Casa. Na avaliação do Estadão, a manobra de Bolsonaro jogaria, ainda, a responsabilidade de manter o esquema em 2023 para o presidente eleito Lula (PT).


Fonte: Bahia. Ba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia