Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Pedro Castillo é preso após tentativa de golpe no Peru e impeachment

Foto: Reprodução

 O Congresso do Peru aprovou nesta quarta-feira (7) o impeachment do presidente esquerdista Pedro Castillo. Mais cedo, o chefe de Estado havia anunciado estado de exceção e que dissolveria parcialmente o Congresso. O placar da votação foi de 101 votos a favor, 6 contra e 10 abstenções.


Nesta quarta-feira (7), estava marcada a audiência de moção de censura no Congresso peruano. Castillo deveria responder à acusação feita pelo Legislativo de ter “incapacidade moral permanente” para governar.


Horas antes da votação, Castillo dissolveu os poderes Legislativo e Judiciário, convocou eleições para uma assembleia constituinte e decretou estado de exceção, o que inclui toque de recolher. Crucialmente, as Forças Armadas e a Polícia não apoiaram o golpe.


Castillo anunciou as medidas, em cadeia nacional de televisão, horas antes de sofrer a terceira votação por seu impeachment no Parlamento, no qual a oposição tem maioria. Pedro Castillo foi detido após dissolver o Congresso e sofrer um processo de impeachment.


Forças Armadas do Peru pedem para população manter a calma e confiar nas instituições


As Forças Armadas do Peru emitiram um comunicado conjunto nesta quarta-feira (7) para pedir para a população manter a calma e confiar nas instituições do país. No texto, acrescentam que as Forças “respeitam a ordem constitucional estabelecida” e citam o artigo 134 da Constituição Política.


“Qualquer ato contrário à ordem constitucional estabelecida constitui uma violação da Constituição e gera descumprimento por parte das Forças Armadas e da Polícia Nacional do Peru”, afirma o comunicado.


Pelo menos 10 ministros de Castillo renunciam após decisão do presidente de dissolver o Congresso


Pelo menos dez ministros de Estado do Peru apresentaram suas renúncias em protesto contra a decisão do presidente Pedro Castillo de dissolver o Congresso e convocar eleições parlamentares antecipadas poucas horas antes que o Congresso votasse sobre seu impeachment.



Entre eles estão o ministro do Meio Ambiente, Wilbert Rozas, o ministro das Finanças, Kurt Burneo, o ministro das Relações Exteriores, Cesar Landa, e o ministro da Justiça, Felix Chero, que anunciaram suas renúncias via Twitter na quarta-feira.


Ministro da Economia e Finanças, Kurt Burneo


“Com a violação do estado de direito e em linha com os meus princípios democráticos, apresento a minha renúncia irrevogável ao cargo de Ministro da Economia e Finanças.”


Por CNN Brasil


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia