Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Dois garimpeiros morrem após desabamento de galeria em Jacobina

Foto: Reprodução

 Dois garimpeiros morreram e um sofreu ferimentos graves, nesta segunda-feira (23/1), após o desabamento de uma galeria de exploração de ouro na região do povoado de Itapicuru, no município de Jacobina. Um grupo de pelo menos seis garimpeiros estava no local quando aconteceu o acidente.


Segundo informações apuradas pelo Jacobina Notícias com moradores e familiares das vítimas, que pediram para não serem identificadas, os garimpeiros são todos moradores da comunidade de Itapicuru. Eles mineravam ouro dentro de uma área de propriedade da Yamana Gold, embora não fossem colaboradores da empresa.


"Tiveram dois óbitos confirmados já, um foi socorrido em estado grave. Total de seis garimpeiros estavam lá, sendo que dois morreram, um ficou em estado grave e os outros não tiveram ferimentos. Os familiares estavam aqui e confirmando, inclusive o irmão de uma pessoa que morreu ajudou no resgate. Estão todos tristes aqui [no povoado de Itapicuru] por causa desse acidente (sic)", contou um morador ao Jacobina Notícias.


Os garimpeiros feridos foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Jacobina II.


Acesso restrito


O acesso ao local onde aconteceu o acidente é restrito a colaboradores da mineradora, inclusive é proibida a entrada com aparelhos celulares. Por conta disso, a reportagem do Jacobina Notícias ainda não obteve imagens e informações detalhadas do local do acidente. Todavia, moradores e familiares dos garimpeiros atingidos confirmaram as informações. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.


Em nota enviada à redação, a Yamana Gold disse que foi alertada por moradores da comunidade de Itapicuru sobre um acidente envolvendo garimpeiros na propriedade da empresa e que enviou equipe de segurança ao local. A empresa disse ainda que está "dando total apoio ao resgate".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia