Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Espanhola de 115 anos entra no Guinness como mulher mais velha do mundo

Foto: Reprodução

 Maria Branyas Morera, de 115 anos, se define como “muito velha, mas não uma tonta”. Ela é realmente muito velha —de acordo com o Guinnes, é a pessoa mais velha do mundo.


Maria nasceu em 4 de março de 1907. A família dela é de espanhóis, mas ela nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos.


Em 1915, a família decidiu voltar para a Espanha, e ela vive na região da Catalunha desde então.


Quando ela tinha 29, começou a Guerra Civil Espanhola — segundo a emissora Sky News, Maria disse que tem “memórias muito ruins” da guerra.


Não foi o único período difícil que ela viveu: em 2020, ela foi infectada com Covid-19 poucos dias depois de completar 113 anos.


Ela se casou com um médico espanhol em 1931, e o casal teve três filhos, 11 netos e 13 bisnetos.


Maria vive em um asilo para idosos há 22 anos —também segundo o Sky News, o estabelecimento afirmou que ela está em boas condições de saúde e que está surpresa e grata à atenção que recebeu.


Ela se tornou a pessoa mais velha do mundo depois da morte da freira francesa irmã André, no dia 17 de janeiro, aos 118 anos.


Perfil no Twitter


Maria conta com a ajuda de uma filha para manter um perfil no Twitter.


Na rede social, ela comemorou a chegada de 2023: “A vida não é eterna para ninguém, na minha idade, um ano novo é um presente, uma celebração humilde, uma nova aventura, uma jornada bonita, um momento de felicidade; vamos aproveitar a vida juntos”.


Ela também dá alguns conselhos no Twitter. A longevidade, ela diz, é resultado de ordem, tranquilidade, boas conexões com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional, não se preocupar demais, não se arrepender, se manter positiva e, no fim, “ficar longe de pessoas tóxicas”.


Por g1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia