Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Lula compartilha programa da Saúde para voluntários em terras Yanomami

Foto: Reprodução

 O Ministério da Saúde divulgou neste domingo (22/1) um formulário para voluntários que tenham interesse em fazer parte da Força Nacional do SUS e que serão enviados para tratar da crise humanitária nas terra Yanomami, em Roraima. O chamado foi compartilhado pelo presidente Lula em uma rede social.


Ajude a compartilhar. O Brasil é o país da solidariedade e esperança", escreveu o presidente.

 

 A Força Nacional do SUS é um programa de cooperação voltado a “medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.”


O formulário abrange profissionais de diversas áreas, entre elas enfermagem, nutrição, psicologia, biomedicina e assistência social.


Mais Médicos


Outra medida da sala de situação criada pelo governo no último dia 20 é a aceleração do recrutamento de profissionais através do programa Mais Médicos, criado em 2013.


De acordo com o Ministério da Saúde, os editais vão abranger profissionais formados tanto no Brasil quanto no exterior, que serão enviados ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami.


Emergência de saúde


Nesta sexta-feira (20/1), o Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública no território indígena yanomami. A terra é a maior do país, em extensão territorial, e sofre com a invasão de garimpeiros.


No ano passado, 99 crianças do povo ianomâmi morreram devido ao avanço do garimpo ilegal na região, segundo divulgado pelo Ministério dos Povos Indígenas. As vítimas foram crianças entre um a 4 anos. Ainda segundo o governo, 570 crianças ianomâmi morreram ao longo dos últimos 4 anos.


Informações do jornal Estado de Minas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia