Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Núcleo da Terra 'freia' e cientistas estudam se planeta teve rotação foi alterada

Foto: Reprodução

 O núcleo interno é o lugar mais inacessível de nosso planeta, com condições extremas: sua temperatura pode até superar a da superfície do Sol. É uma bola sólida de ferro e níquel que gira, assim como as demais camadas da Terra, e é alvo de uma dúvida: será que essa rotação parou? A resposta é não.


Segundo um artigo recentemente publicado na revista "Nature Geoscience" e liderado por Xiaodong Song e Yi Yang, da Universidade de Pequim, ela diminuiu a velocidade e está levemente "descompensada" em relação à velocidade de rotação do resto do planeta. Embora neste estudo os cientistas falem de uma "paralisação recente" e que a rotação do núcleo pode ter "se invertido", isso não significa que ela tenha parado repentinamente ou esteja no sentido oposto ao da superfície da Terra.


Há matizes, e uma delas é que se trata de velocidades relativas (em relação a outro objeto) e de uma inversão de tendência, disse à Agência EFE Maurizio Mattesini, professor de Física da Terra da Universidade Complutense de Madri e pesquisador do Instituto de Geociências (IGEO) do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha (CSIC).


De acordo com ele, "analisar o núcleo interno é importante para entender a dinâmica do planeta e seu estado de saúde".


O que é o núcleo interno?


A Terra é formada por diferentes camadas, e no centro, a uma profundidade de 5.000 quilômetros, há uma esfera quase inteiramente feita de ferro. É o núcleo interno, com um raio de 1.220 quilômetros - ligeiramente maior que Plutão - e está rodeado por uma camada de 2.260 quilômetros de espessura de composição semelhante, mas em estado fundido, uma espécie de "colchão".


O núcleo interno foi descoberto em 1936 pela sismóloga dinamarquesa Inge Lehmann quando ela analisou as ondas sísmicas.


Os movimentos de convecção no núcleo externo líquido, acoplados à rotação da Terra, geram o campo magnético, que protege a Terra de partículas altamente energéticas do Sol e do espaço, explicam Alberto Molina, Marina Puente e Pablo Rivera, também do IGEO.


Ao redor do núcleo fica o manto, com cerca de 2.900 quilômetros de espessura, e acima dele está a crosta terrestre.


Como é estudado o núcleo interno?


Analisar a camada mais profunda da Terra é difícil. Com perfurações para coletar amostras é impossível, disse Mattesini, que lembra que o buraco mais profundo já perfurado é de menos de 12 quilômetros de profundidade.


A tomografia computadorizada ainda tem limitações tecnológicas, portanto a alternativa é a sismologia.


Os terremotos geram ondas sísmicas que se propagam pelo interior do planeta, e alguns atravessam o núcleo interno, de onde emergem para a superfície da Terra. É então que os sismógrafos registram um sinal contendo informações do centro da Terra.


O planeta gira e leva aproximadamente 24 horas para fazer uma rotação completa. Até agora, pensava-se que o núcleo interno continuava na mesma dinâmica registrada na última década, ou seja, girando um pouco mais rápido que o manto e a crosta, o que é chamado de "superrotação", de modo que se adiantava em cerca de um décimo de grau a cada ano.


Controvérsia científica


A primeira pesquisa a falar sobre superrotação é de 1996 - Song também esteve envolvida - embora estudos posteriores tenham dito o contrário (há até uma minoria que argumenta que não há distinções na rotação). Há dados suficientes, mas as diferenças são tão sutis que estão abertas a interpretação e discussão científica.


O que o último estudo da "Nature Geoscience" conclui? O núcleo, desde 2009, teria freado para a mesma velocidade de rotação que as camadas mais externas ou mesmo para uma um pouco mais lenta.


Essas diferenças de velocidades relativas são muito pequenas, explicaram os cientistas do IGEO em seu artigo.


Como exemplo, um carro a 120 quilômetros por hora é ultrapassado por um carro a 121 quilômetros por hora. "Pela janela, veremos que ele está lentamente nos ultrapassando. Se o outro veículo desacelerar e chegar a 120 quilômetros por hora, o veremos 'parado' ao lado de nosso carro, embora ainda esteja em movimento, assim como nós".


Da mesma forma, o núcleo teria desacelerado, e agora, girando na mesma velocidade que o manto e a crosta, da superfície da Terra, o veríamos parado.


Graças ao registro geológico, conforme explicou o IGEO no Twitter, sabemos que os anos no passado geológico duraram mais dias, ou seja, a Terra rodou mais rápido e, portanto, os dias foram mais curtos (no Mesozóico, eles duraram 23 horas).


Isso porque a Lua está se afastando de nós a uma taxa de 3,82 centímetros por ano, e seu efeito é a redução da rotação, imperceptível em escala humana.


O novo estudo detectou que a velocidade a que a Lua estava freando estava experimentando valores anômalos. Usando a propagação de ondas sísmicas de terremotos, descobriu-se que isso poderia ser devido à rotação diferencial do núcleo.


Não é a primeira vez


Esta leve mudança na rotação do núcleo não ocorreu pela primeira vez: dados mostram outro evento semelhante em 1970.


Isso sugere que o fenômeno se repete com uma periodicidade de cerca de 2 a 3 décadas, ou até 7, dependendo dos autores, e parece que essa mesma frequência aparece em outros fenômenos geofísicos observáveis, como o campo geomagnético, a duração do dia - um milésimo de segundo mais ou menos, dependendo da rotação - ou o clima, o que sugere que eles podem estar relacionados.


Mas esta é apenas uma hipótese, advertiu Mattesini, ressaltando que ainda não há provas científicas.


Por R7

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia