Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Bandeira verde: conta de luz vai continuar sem cobrança extra em março, decide Aneel

Foto: Reprodução

 A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a conta de luz seguirá com a bandeira verde em março, ou seja, sem cobrança extra.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da geração de energia. Quando o custo de produção aumenta, a agência pode acionar as bandeiras amarela ou vermelha patamar 1 ou 2 — que representam custo extra ao consumidor.

Já a bandeira tarifária verde não acrescenta custos às tarifas dos consumidores de energia com base no seu consumo mensal. Essa bandeira está em vigor desde 16 de abril do ano passado, devido à situação confortável dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que os reservatórios do país estão com nível alto de armazenamento, entre 76% e 95%, dependendo da região.

Para o fim de março, a expectativa do operador é que os níveis dos reservatórios continuem altos, acima de 80% em todas as regiões do país, à exceção apenas do Norte.

Quando o nível dos reservatórios é baixo, as hidrelétricas passam a gerar menos energia, e o operador é obrigado a acionar usinas termelétricas para garantir eletricidade ao país.

Como as térmicas são mais caras que as hidrelétricas, acabam aumentando o custo de geração de energia do país, o que é repassado pela Aneel por meio das bandeiras tarifárias.

Em nota, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, disse que a manutenção da bandeira verde demonstra que a oferta de eletricidade é suficiente para o atendimento da demanda.


Por g1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia