Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Chuva alaga ruas, derruba árvores e causa deslizamentos de terra em Salvador

Foto: Reprodução

 A forte chuva que atingiu Salvador na manhã desta segunda-feira (24/4) alagou ruas de diversos bairros e pontos do Terminal da Lapa, derrubou árvores e causou ao menos 11 deslizamentos de terra na capital baiana.


O acumulado de chuvas registradas em Salvador nas últimas 24 horas chegaram a 85,2 mm, até as 9h06min desta segunda, volume considerado alto, segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec) da Defesa Civil de Salvador (Codesal).


O bairro do Calabetão foi o que teve o maior índice pluviométrico: 66,6mm, segundo o órgão. Veja lista completa abaixo:


Calabetão: 66,6mm;

Bom Juá: 54,8mm;

Tancredo Neves: 53,6mm;

Liberdade-Vila Sabiá: 53mm;

Calçada: 51,6mm;

Novo Horizonte: 48,8mm.

No bairro do Cabula, a lama de uma construção invadiu ao menos 10 casas. Os moradores relataram que tiveram prejuízos com eletrodomésticos e móveis.


Na Estação da Lapa, terminal mais movimentado da capital baiana, muitos alagamentos. A Codesal registrou 70 ocorrências na cidade por causa da chuva que atingiu a capital baiana nesta segunda. Não há registro de feridos.


Até por volta das 11h25, o órgão tinha registrado 28 avaliações de imóveis alagados e 15 ameaças de desabamento, sendo:


Três deles na Liberdade;

Três em Pau da Lima;

Três na região Itapuã - Ipitanga;

Dois em Cajazeiras;

Dois na Cidade Baixa;

Dois no Cabula e na região de Tancredo Neves.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe a previsão de tempo chuvoso em Salvador até terça-feira (25). O céu deve ficar nublado até quinta (27) e limpo a partir de sexta (28).


Abril chuvoso

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) alertou sobre o período de chuvas na cidade e criou uma operação especial para o período de chuva com implantação de contenções de encostas definitivas e geomantas. Em casos de emergências, as solicitações de atendimento são gratuitas pelo 199.


De acordo com dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a previsão para abril é que a chuva seja acima da média histórica (284,9 mm), enquanto que para maio e junho o quantitativo deve girar em torno da média climatológica, respectivamente 302,2 mm e 237,6 mm.


De acordo com o Inmet, as mínimas podem atingir os 24ºC, além dos riscos de trovoadas na capital baiana. Não há informações sobre feridos, desaparecidos ou desabrigados.


Fonte: g1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia