Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Vereador de Itabuna compara esposa de prefeito a cadela

 

Um vereador da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, comparou a esposa do prefeito a uma cadela. O comentário foi feito durante uma sessão na Câmara de Vereadores na terça-feira (20/6).

A mulher citada no comentário é Andrea Castro, esposa do prefeito Augusto Castro. Em entrevista ao g1, ela sinalizou que formalizará uma queixa na Delegacia da Mulher de Itabuna (Deam) na quinta-feira (22). Além disso, foi solicitado que a Câmara de Vereadores leve o caso para um comitê de ética.

Na imagem, é possível verificar que o vereador Danilo Freitas se refere ao casal como se fossem cachorros.

Mário [um outro político] colocou sua esposa para ser candidata estadual e levou a candidatura até o final. O Pitbull enraivado no meio do caminho pegou a 'Lassie' dele e colocou dentro de casa, disse, durante a sessão.

A "Lassie" que o vereador se refere é a cadela do filme homônimo, lançado na década de 1940. Na fala, o político discorreu sobre o fato da primeira-dama da cidade, Andrea Castro, não ter concorrido ao cargo de deputada estadual no ano passado. O "Pitbull" seria o marido dela, o prefeito Augusto Castro, que teria esse apelido na cidade.

Eu fiquei perplexa. Nesse contexto de luta de direitos, nós, mulheres, temos que nos deparar com uma fala dessa. Não podemos normalizar esse tipo de comportamento, disse Andrea ao g1.

"Precisamos nos pronunciar, denunciar e deixar o Judiciário agir. Precisamos coibir essas práticas, é só assim que mudaremos essa realidade", disse a primeira-dama.

Comunicados nas redes sociais

Após a repercussão da declaração, o prefeito e a primeira-dama publicaram uma nota de repúdio em uma rede social nesta quarta-feira (21). Eles classificaram o episódio como ato de misoginia.

"É inadmissível que um agente político, legítimo representante da população, utilize o plenário da Câmara de Vereadores, para se referir de maneira ofensiva à Senhora Andrea Castro, desrespeitando-a como mulher, primeira-dama, advogada, mãe e esposa", afirmaram.

Eles ainda escreveram que esperam que a Câmara de Vereadores de Itabuna "tome as devidas providencias para repreender o comportamento" do representante.

O vereador Danilo Freitas também se pronunciou em uma rede social. Ele considerou a própria comparação como "lamentável" e pediu desculpas à primeira-dama e às mulheres que se ofenderam com a fala.

"Infelizmente fiz uma alusão lamentável, utilizando o contexto em que o prefeito Augusto Castro compartilhou em suas redes sociais, um clipe com a música 'Pitbull Enraivado', no qual ele próprio se intitula um 'Pitbull Enraivado', disse.

Fonte: g1 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia