Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

MEC autoriza novo curso de Medicina em Jacobina

(Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)
Fonte: Correio 24h

Ainda neste semestre, a Bahia contará com um novo curso de Medicina. O credenciamento para a criação do curso também foi assinado nesta sexta-feira (29), pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, durante cerimônia de lançamento de novas creches municipais com recursos federais, no Hotel Sheraton da Bahia. 
O novo curso ficará na cidade de Jacobina, no Centro-Norte do estado, na Faculdade AGES de Medicina de Jacobina. De acordo com a assessoria do Ministério da Educação (MEC), a instituição foi selecionada pelo edital nº 06/2014. Segundo o órgão, o edital foi “lançado com o objetivo de ofertar cursos em saúde em regiões distantes de tradicionais polos médicos, como forma de reduzir desigualdades regionais, fortalecer a prestação de serviços de atenção básica e aprimorar a formação”. 
Na avaliação do ministro Mendonça Filho, o novo curso deve beneficiar tanto Jacobina quanto outras cidades da região. “Uma faculdade de medicina, dada a sua importância, muda a realidade de um município, tanto do ponto de vista social quanto do ponto de vista econômico. A faculdade vai possibilitar o desenvolvimento em Jacobina, atraindo jovens de todo o Brasil e preparando-os para atuar na atenção à saúde de todos os brasileiros”.
Segundo o MEC, a Faculdade AGES atendeu critérios que levaram em consideração a relevância e a necessidade social da oferta do curso e a estrutura de equipamentos públicos, bem como os cenários de atenção na rede, programas de saúde existentes e disponíveis no município de oferta do curso.

Procurada pelo CORREIO, a instituição informou que as inscrições para o processo seletivo começam a partir do dia 3 de outubro, no site da faculdade. O número de vagas não foi definido ainda, mas a estimativa da instituição é de que serão 55 – destas, seis são reservadas para bolsas concedidas pela própria instituição. As aulas começam ainda neste semestre, mas a faculdade não informou a data de início do semestre letivo, nem quando será realizado o vestibular. A mensalidade também não foi divulgada. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia