Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Enem: confira apostas de professores para amanhã, segundo dia de prova

(Foto: Almiro Lopes/Arquivo CORREIO)

Fonte: Correio 24h
Se você está ansioso, tentando descobrir o que pode cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acalme-se. Às vésperas da prova, o professor de Biologia Anderson Moreira adianta o segredo: é preciso analisar o contexto das questões.
“Sistema endócrino pode cair? Sim, mas no contexto de alimentação. O Enem é uma prova crítica, que fala sobre comportamentos. Por isso, é importante olhar a prova como um cidadão”, sugere Moreira.
Ele foi um dos cinco educadores convidados pelo CORREIO para comentar temas que podem ser cobrados nas questões de Matemática e Ciências da Natureza, que serão cobradas neste domingo (12), no segundo dia de provas.
Os professores Ricardinho e Anderson Moreira, de Biologia, apostam  nos assuntos ligados a temas ambientais. Entre os conteúdos estão o desequilíbrio ambiental, a ecologia de ecossistemas, a introdução da espécie exótica, biologia celular, genética e evolução. O professor Ricardo afirma que é necessário estar atento às questões. “É uma prova atraente e a parte da evolução pode vir dentro de outro trecho climático. O candidato precisa estar atento para não ser atraído pelas imagens”, chama a atenção.
Em Matemática, não dá pra esquecer de porcentagem, geometria analítica e espacial e das funções de primeiro e segundo graus. A recomendação é do professor do Antônio Vieira Toni Santana. Ele ainda arrisca as questões de trigonometria e progressão aritmética e também destaca a importância da habilidade na hora de resolver as questões.
“Hoje, o Enem trabalha com habilidades, transitando por alguns assuntos. Muitas vezes, o candidato não vai precisar usar a fórmula. Ele vai pegar o texto da questão, o gráfico e fazer a análise”, explicou o professor Toni.
Os candidatos também não podem esquecer dos assuntos de Química. Nessa área, os professores Marivan José e Victor Benevides ressaltam os conteúdos relacionados a química orgânica, inorgânica e ambiental. Marivan José ainda sugere alguns temas presentes no Enem do ano passado. “Termoquímica é uma coisa que sempre cai”, alerta o educador. Outros conteúdos que ele também cita são composto orgânico e isometria.
Na temida prova de Física, não pode faltar os assuntos de energia. “Energia é o caminho, é o canal”, brinca o professor Mário Roullet. Outro conteúdo que ele recomenda para os candidatos são as ondas. Segundo o educador, toda prova do Enem tem pelo menos três questões com o tema. “A prova é um link. Química, Física e Biologia se completam”, afirma ele. Gravitação, hidrodinâmica também são outros conteúdos citados por Roullet.
No dia da prova
Os candidatos também devem estar atentos à alimentação adequada no dia do exame. “Vestibular não é piquenique”, comenta o professor de Física. Segundo ele, também é preciso acordar cedo para que o estudante consiga chegar bem na prova.
O candidato também deve prestar atenção aos materiais que precisa levar. O Inep recomenda que o estudante leve documento de identificação original com foto (não vale carteirinha de estudante nem certidão de nascimento) e caneta esferográfica de tinta preta, de material transparente - leve mais de uma!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia