Ponto Novo: Produtores devem devolver embalagens de agrotóxicos vazias na sede Distrito de Irrigação

Foto: Donato Costa/Web Interativa
Por Web Interativa 07/12/2017- 14h16
redacao@interarativapn.com

Os produtores que usam agrotóxicos são obrigados a devolver as embalagens vazias. Uma espécie de mutirão será realizada na próxima terça-feira (12) para o recolhimento na sede do Distrito de Irrigação de Ponto Novo.
Para os agricultores e administradores de propriedades agrícolas, o descarte correto de embalagens vazias de agrotóxicos não é apenas uma atitude consciente. Trata-se de estar em dia com a Lei 9.974/2000 e Decreto 4.074/2002, que afirma de forma explícita que as embalagens de agroquímicos, após o uso dos produtos, devem ser descartadas no prazo de um ano a partir da data da compra.
"A partir do momento em que o agricultor faz a devolução ele evita a degradação do meio ambiente e sobretudo evita a utilização imprópria destas embalagens", alertou o Fiscal Agropecuário da ADAB, Antônio Belitardo.
A Lavagem: é necessário, primeiro, esvaziar completamente as embalagens no tanque do pulverizador. Depois, deve-se adicionar água limpa em até um quarto do volume do frasco, tampe e agite por 30 segundos. Esta água também deve ser jogada no tanque do pulverizador. Repita a operação três vezes. Ela é chamada de tríplice lavagem.
Após passarem pelo processo da tríplice lavagem, todas as embalagens devem ser inutilizadas (danificadas para que não sejam usadas como recipiente novamente). Para isso, corte o fundo da embalagem ou faça furos no fundo, atentando para ter a certeza de que ela não terá mais utilidade.
É muito importante nunca se esquecer de guardar o comprovante de devolução das embalagens. Este documento deve ser apresentado sempre que a fiscalização for até a propriedade.

Mais informações sobre o descarte de embalagens de agrotóxicos ouça a baixo a entrevista na íntegra.
Compartilhar no Google Plus

Sobre WEB INTERATIVA

DEIXE SEU RECADO