Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Não votou no 1º turno? Veja o que pode acontecer agora

Reprodução


Redação: iBahia

Dos 147 milhões de eleitores esperados para irem às urnas no domingo (7), 1º turno das eleições, quase 30 milhões não compareceram. Na Bahia, 20% das pessoas desistiram de votar, o que representa um milhão de pessoas. Foram registrados 680 mil votos nulos, o que representa 14% dos votos válidos. A abstenção (20,3%) é a maior desde 1998. Agora, passado o primeiro turno, veja as principais dúvidas para quem decidiu votar ou ainda para quem prefere se manter longe do pleito.


1) Quando será o segundo turno?
 Na Bahia, a votação do segundo turno será apenas para presidente da República. Os eleitores podem votar das 8h às 17h do dia 28 de outubro. 
2) O que acontece se eu não votar?
É necessário justificar a ausência. Se não o fizer ou se a justificativa não for aceita pelo juiz eleitoral, deverá pagar multa arbitrada por esse juiz. O eleitor que deixar de votar em três turnos consecutivos terá seu título cancelado.
 3) Quem é obrigado a votar?
Os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são, por lei, obrigados a votar.
4) Como posso saber se estou apto a votar?
Você pode consultar sua situação eleitoral no site do TSE. 
5) Quais documentos necessários para votar?
É necessário levar documento oficial de identificação com foto. E para o eleitor que cadastrou a biometria, outra opção é o e-Título, que valerá como documento de identificação para os biometrizados. A Justiça Eleitoral recomenda ao eleitor levar o título em sua versão digital (e-Título) ou impressa para facilitar a identificação da seção eleitoral.

6) Qual a diferença entre voto branco e nulo?
Não há diferença entre voto branco e voto nulo para a contagem dos votos, ambos são excluídos da totalização dos resultados. O eleitor vota branco quando pressiona a tela branca da urna eletrônica e confirma. Já o voto nulo ocorre quando há erro de digitação. Se o eleitor digitar um número que não corresponda a partido ou candidato, o voto é anulado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia