Você enxerga este tênis cinza com verde ou rosa? Ciência explica

Foto: Reprodução


Metrópoles DF

Depois do vestido azul e preto ou branco e dourado, usuários da internet ressuscitaram um viral de 2017: afinal, você enxerga este tênis cinza com verde ou com rosa? Desta vez, a imagem vem até com uma explicação. Quem enxerga verde teria o lado esquerdo (racional) do cérebro predominante, enquanto quem vê cor-de-rosa teria o lado direito, artístico, dominante.

Em entrevista ao portal TechTudo, o neurologista Rafael Monteiro, do Hospital Samaritano, afirma que não há nenhuma comprovação científica que embase esta ideia. “É mais ilusão de ótica do que a ver com os hemisférios do cérebro. (…) A gente visualiza as cores quando a luz do objeto é captada pela retina que, depois, vai para o córtex visual, parte do cérebro que pega as informações que o olho enxerga e transforma em formas e cores. Ou seja, é só uma questão de percepção de cor”, disse o especialista.

Depois da polêmica do vestido, em 2015, a pesquisadora Cláudia Feitosa Santana, do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, fez um estudo com 52 pessoas para definir como as pessoas enxergam as cores de forma diferente. Para ela, até a exposição ao sol durante a vida pode influenciar na percepção das cores. “Pessoas processam cores de formas diferentes. Além de elas serem influenciadas pela genética, também são induzidas pela cultura e pelo histórico individual”, diz Cláudia.

O portal especializado em tecnologia fez ainda um teste com aplicativos de edição de imagem para descobrir, afinal, qual é a cor do tênis: cinza e verde.


Sobre Web Interativa

WEB INTERATIVA - PORTAL DE NOTÍCIAS - Redacao@interativapn.com

0 comentários:

Postar um comentário