Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Número de passes mostra que Coutinho é 'dono do time' e Neymar está mais solidário

Foto: André Mourão/ MoWa Press
Agência O Globo


Depois de três partidas e classificação garantida para as oitavas de final da Copa do Mundo, já dá para dizer que o maestro do Brasil na Rússia se chama Philippe Coutinho. O apoiador chegou, contra a Sérvia, à liderança no número de passes, com 200 toques certos na bola. Superando Marcelo, que saiu machucado na partida, e até então despontava no quesito, por sair para o jogo e apoiar no ataque. O lateral tem 164 passes corretos.
Ainda mais que Neymar, que diante da Sérvia apareceu muito mais participativo e coletivo. O camisa 10 chegou a 147 passes certos, ainda bem menos que Coutinho e os defensores Thiago Silva (184), Casemiro (181) e Miranda (170), mas em franca ascensão. Fagner, que entrou no time depois, chegou a 127, completando a linha de zaga. Questionado sobre a grande Copa do Mundo que vem fazendo, com dois gols e uma assistência, Coutinho destacou o desempenho coletivo da equipe.

- Fico feliz porque o mais importante era vencermos esse jogo. Conseguimos a classificação, que era o nosso primeiro objetivo. Precisamos agora nos prepararmos bem para essa partida contra o México.

Na comparação com Willian, Neymar tem números superiores que o ponta direita, com 97 passes. E olhando jogo a jogo, o craque do Brasil chega a superar Coutinho diante da Sérvia. Foram 68 passes certos do camisa 10, contra 52 do camisa 11. Na partida anterior, diante da Costa Rica, Coutinho foi arrasador, com 82 acertos. Na estreia frente à Suíça já havia ido bem, com 66 toques certos, enquanto Neymar obteve apenas 30.
O que chama atenção é a pouca participação de Gabriel Jesus nesse fundamento. O atacante tem 45 passes em três jogos como titular. Menos que o goleiro Alisson, com 49. Mesmo com boa movimentação e gol na última partida, o volante Paulinho também toca pouco na bola, com 82 passes certos. Prova que a saída de bola é normalmente feita com Casemiro e os zagueiros, saindo pelas laterais e com Coutinho.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia