Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Internet pode sofrer falha mundial em maio; entenda causas e riscos

Foto reprodução

A internet neste mês de maio pode sofrer uma falha fazendo com que haja muita lentidão e até queda da internet. Não se sabe o dia exato em que irá acontecer, mas irá e não se sabe ainda as proporções que irá ter esse evento, entretanto se sabe que será algo que afetará a rede mundial. Mas não culpe sua operadora por isso, pois o problema é um pouco mais complexo que isso.

O problema que ocorrerá na rede mundial de internet tem um nome, é “Dia 768k”. Esse nome foi dado porque no ano de 2014 a empresa Verizon, companhia telefônica localizada nos EUA, realizou uma operação que resultou em uma falha mundial na internet. Na época esse ocorrido foi chamado de “512k”, pois a operadora fez a adição de diversos novos endereços à tabela de roteamento BGP (protocolo de roteamento de dados), que tem a função de organizar todos os endereços IPV4 (padrão mais comum de IP) do mundo.

Essas tabelas de roteamento tinham um limite de 512 mil entradas nos roteadores. Como esse limite foi alcançado na época, ocorreu tal problema na rede de computadores, mais especificamente nos roteadores/modens de internet.

Por conta do incidente ocorrido em 2014, decidiram elevar o limite para 768 mil entradas, porém, foi informado que esse limite irá chegar agora, maio de 2019.  Quando isso ocorrer, é provável que o ping suba muito, haja instabilidade e até queda da internet de muitas pessoas e empresas ao redor do mundo.

Especialistas dizem que o impacto agora será menor que há 5 anos atrás no “512k Day”, mas é algo que não poderá ser evitado por você, usuário. O trabalho para resolução do problema só poderá ser resolvido pelas operadoras de internet e do empresas que administram o sistema da rede mundial.

Oficina da Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia