Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Asteroide gigante passará mais próximo da Terra nesta quinta-feira (27)


Um asteroide 2008 KV2, que tem três vezes o comprimento de um campo de futebol, percorrerá a vizinhança da Terra nesta quinta-feira (27), ficando a uma distância de 6,7 milhões de quilômetros do nosso planeta— quase 17 vezes o trajeto que separa o planeta da Lua. Apesar dessa distância ser enorme, o evento é raro, pois nem sempre há pedaços de rocha espaciais tão grandes passando com essa proximidade nesta região.

De acordo com o laboratório da NASA Jet Propulsion Lab
oratory (JPL), na Califórnia, o 2008 KV2 deve passar novamente na vizinhança terrestre em 2021 e mais duas vezes em 2022. O asteroide foi descoberto em 2008 e foram produzidas estimativas da passagem do objeto até o ano de 2199.

Segundo a classificação feita em conjunto por várias agências espaciais, entre elas, a NASA, o asteroide faz parte da Lista de Objetos Próximos à Terra (do inglês, Near-Earth-Objects, NEO). Um objeto entra para a listagem se ele consegue passar em uma distância de cerca de 50 milhões de quilômetros da órbita terrestre. 

Observadores rastreiam esses asteroides através de grandes telescópios do mundo todo, inclusive o NEOWISE, da NASA.

Devido ao tamanho do 2008 KV2, ele é considerado um “asteroide potencialmente perigoso”, segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra do JPL. Embora o objeto espacial esteja se aproximando da Terra com uma velocidade de 40,8 mil km/h, não há motivo para alarme: pelo menos por enquanto, não existe previsão dele colidir contra o nosso planeta.

Revista Galileu

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia