Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Sema e Banco do Nordeste se reúnem para alinhamento sobre o Cadastro Ambiental Rural


O secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos de Oliveira, se reuniu como o superintendente estadual da Bahia do Banco do Nordeste (BNB), Sidnei Reis dos Santos, no sentido de atualizar os procedimentos para a concessão de crédito agrícola aos pequenos proprietários rurais, com posse do Cadastro Ambiental Rural (CAR/Cefir), na instituição bancária. O encontro aconteceu na quarta-feira (26), em Salvador, com a participação da equipe técnica da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Durante a reunião, o secretário explicou a importância do CAR/Cefir como o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades, beneficiando assim a gestão ambiental no estado e garantindo ao pequeno produtor rural acesso ao crédito agrícola. Na ocasião, João Carlos destacou a importância do encontro com o Banco do Nordeste como uma maneira de estreitamento das relações e futuras parcerias entre a Sema a instituição bancária. 

Foram discutidos também pontos relevantes para alinhamento de procedimentos que o banco prioriza no processo de financiamento, além de sanar dúvidas que ainda existem sobre o CAR/Cefir. Foi agendado ainda um encontro, no mês de julho, para um nivelamento institucional sobre o tema. Dessa forma às agências passarão a ter um conhecimento mais adequado e potencializado sobre o código florestal, a legislação estadual e o uso do cadastro para o financiamento. 

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. 

Na Bahia, o CAR corresponde ao Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais Cefir, que inclui mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. A complementação do Cefir é realizado pela Sema e o Inema, em parceria com prefeituras e sindicatos.

Ascom Sema

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia