Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Golpe com falso tratamento odontológico atinge milhares de pessoas no WhatsApp

© Fornecido por Entre Aspas Comunicação Ltda

Um novo golpe no WhatsApp que diz oferecer tratamento odontológico grátis à população já afetou mais de 162 mil usuários desde maio, de acordo com o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe. 

O boato circula pelo mensageiro mencionando o "Brasil Sorridente 2019", que supostamente fornece, de maneira gratuita, aparelhos, implantes, restauração e outros itens relacionados. 

O nome "Brasil Sorridente" representa, de fato, um programa do governo, mas que nada tem a ver com o texto compartilhado no WhatsApp. Ainda segundo a empresa de segurança, cerca de 2,5 mil pessoas são afetadas diariamente pelo golpe.

Quando o usuário clica no link que acompanha a mensagem, é redirecionado para uma página que pede dados pessoais, como nome completo, e-mail e telefone, além de ser induzido a conceder permissão para receber futuras notificações, que podem apresentar novos golpes. O texto disseminado pede, ainda, que a vítima compartilhe a mensagem com cinco contatos do WhatsApp. Por fim, a pessoa afetada é direcionada a páginas com anúncios fraudulentos.

Segundo o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni, golpes que se aproveitam de programas reais do governo são comuns, e fazem muitas vítimas. "Neste ataque em especial, o hacker direciona o usuário para páginas com publicidades suspeitas e, a cada nova visualização, o cibercriminoso ganha mais dinheiro.

A grande lucratividade do golpe para o hacker acaba explicando o porquê ele continua ativo desde o mês de maio", completou o especialista.

Techtudo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia