Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Nutricionista indica nove alimentos para acelerar o desenvolvimento dos músculos

Divulgação


Redação iBahia

Ansiosa (o) para perceber os resultados dos treinos? A melhor forma de alcançar os braços fortes, as pernas torneadas e a barriga tanquinho é investindo em uma alimentação saudável. De acordo com a nutricionista Thaís Leopoldo, da Taeq, alguns alimentos são indispensáveis para o desenvolvimento natural dos músculos.

"As fontes de proteínas, vitaminas e minerais são indispensáveis para o ganho de massa muscular. Elas ajudam a regular e, consequentemente, acelerar o organismo".

Thaís Leopoldo preparou uma lista com nove alimentos importantes para fortalecer a musculatura. Confira!

1 - Cúrcuma: o açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, é uma planta da família do gengibre e atua em prol da saúde dos nossos músculos. "Antioxidante, antibacteriano natural, muito utilizado na desinfecção de cortes e queimaduras. É um desintoxicante do fígado natural, ajuda no metabolismo da gordura e atua no controle do peso. Pode ser utilizado para temperar saladas e adicionar em cima de sucos verdes e ovos", indica a nutricionista.

2 - Gengibre: versátil e com sabor marcante, o gengibre é uma raiz com propriedades anti-inflamatórias, também ajuda a digestão e alivia náuseas. Por ser um alimento termogênico, a raiz ajuda a acelerar o metabolismo, ajudando na perda de calorias e no ganho de massa muscular.

3 - Ovo: o alimento é uma excelente fonte de proteínas e ajuda na síntese proteica e no crescimento dos músculos. Além de ter uma boa fonte de colina, um nutriente importante para regular o cérebro, sistema nervoso e cardiovascular", analisa a profissional.

4 - Limão: acelera o metabolismo e favorece o ganho de massa magra quando praticamos atividades físicas. Além disso, é rico em vitaminas e minerais, a fruta pode compor preparações doces ou salgadas, ajudando a enriquecer a refeição. "O sumo de limão elimina matérias indesejáveis e toxinas. Ajuda o fígado a produzir bílis, ácido essencial para a digestão", ressalta a nutricionista.

"Como todos os cítricos, o limão possui altas quantidades de vitamina C, e também contém vitamina A e E. Esses antioxidantes ajudam a prevenir envelhecimento das células e neutralizam os radicais livres. Pode ser utilizado com água em jejum de manhã, em suco verdes e para temperar saladas", completa.

5 - Suco de uva integral: saboroso e altamente nutritivo, o suco é uma boa pedida para quem deseja melhorar o desenvolvimento dos músculos.

"Além disso, o resveratrol presente no suco da uva combate a produção de toxinas e radicais livres e evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, diminuindo os níveis do mau colesterol (LDL) no sangue, prevenindo infartos e acidente vascular cerebral. A pressão arterial também tende a ficar sob controle com o uso diário do suco. O suco de uva integral ajuda reduzir os danos musculares induzidos pelos exercícios", explica a nutricionista.


6 - Batata doce: fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, a batata doce fornece energia para potencializar o treino e alcalinizante sanguíneo. "Embora a batata doce seja rica em amido, que é convertido em açúcar durante o processo digestivo, ela é capaz de melhorar potencialmente a regulação do açúcar no sangue, mesmo em pessoas com diabetes tipo dois. Pode ser servida assada, cozida, em forma de purês, panquecas ou bolos".

7 - Açaí: responsável por fornecer energia e muita disposição para as práticas de atividades físicas. A fruta é um alimento extremamente rico em nutrientes e ainda auxilia no desenvolvimento muscular. Segundo Thaís Leopoldo, o açaí contém antocianinas, um tipo de antioxidante que desempenha um papel importante na prevenção do câncer. Além disso, o açaí também ajuda a prevenir a osteoporose e no combate da anemia, por ser um alimento rico em cálcio, fósforo, potássio e ferro.

"Como toda fruta, o açaí também é uma excelente fonte de fibras. Pode ser usado em sorvetes, sucos, geleias, junto com cereais, sobremesas em geral ou até mesmo puro", explica a nutricionista.

8 - Castanha do Pará: a oleaginosa é rica em fibras e proteínas. Ela atua no processo de emagrecimento,  promove uma sensação de saciedade e ajuda no desenvolvimento dos músculos.

"As próprias gorduras insaturadas da semente também proporcionam este efeito, o que fará você consumir uma menor quantidade de alimentos. O selênio das castanhas também protege a glândula tireoide e previne o hipotireoidismo, um desequilíbrio hormonal que leva ao ganho de peso. Pode ser ingerido nos lanches ou na ceia acompanhado de chás ou água aromatizada".

9 - Chá verde: conhecido por seu efeito termogênico, por conter substâncias (polifenóis), o chá inibe a ação de uma enzima, dessa forma agindo junto com a cafeína, aumentando sua ação de termogênese e a oxidação das gorduras. "O primeiro mecanismo faz com que o metabolismo funcione mais rapidamente, o que queima mais energia do nosso corpo, evitando que ela se torne gordura e se acumule. Já o último faz com que a gordura seja utilizada e reduz seu acúmulo também. Pode ser utilizado entre as refeições aumentando a termogênese", finaliza a nutricionista.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia