Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Operação da PF cumpre 26 mandados em combate a fraudes no INSS na Bahia

Foto: Divulgação/PF

A Operação Pinel, da Polícia Federal (PF), conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho  do Ministério da Economia, deflagrada na manhã desta quarta-feira (31), visa desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar benefícios previdenciários na Bahia.

Segundo informações da PF, a ação desmonta um grupo criminoso, que em conluio com servidores do próprio INSS, manipulava perícias médicas em troca de vantagens financeiras indevidas, para ativar e/ou manter ativos benefícios previdenciários fraudulentos.

Durante as investigações, foi revelada uma larga rede criminosa de despachantes especializados na execução da fraude, em desfavor do INSS, que consistia na simulação de doenças incapacitantes ao trabalho. Em sua maioria, as doenças eram ligadas a transtornos psicológicos, por isso foi dado o nome “Pinel” à operação.

No total, estão sendo cumpridos 26 mandados, sendo 15 de busca e apreensão e 11 de prisão temporária, em diversas cidades da Bahia, dentre elas Salvador, Aratuípe, Vera Cruz e Nazaré. Além disso, também foi determinada pela Justiça Federal a suspensão do exercício da função pública do médico-perito envolvido no esquema.
O valor do prejuízo estimado com as fraudes até agora já supera os 11 milhões de reais, relacionados a cerca de 200 benefícios previdenciários com suspeita de fraude. Acredita-se que com o avanço das investigações esses números aumentarão consideravelmente.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles integrar organização criminosa (art. 2o, § 4o, II da Lei 12.850/2013), estelionato previdenciário (art. 171, §3o do CPB), inserção de dados falsos em sistemas de informações (art. 313-A do CPB), corrupção ativa (art. 333 do CPB), corrupção passiva (art. 317 do CPB), dentre outros, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 50 anos de prisão.

Varela Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia