Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

IV EnBio da UNEB evidencia a relação entre biologia, sociedade e cultura



Palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos científicos, feirinha de artesanato e sessões culturais fizeram parte do IV Encontro de Biologia (EnBio) do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB que encerrou ontem (5) e reuniu profissionais e estudantes da Biologia para disseminar e adquirir conhecimentos. O Encontro que este ano trouxe a temática “Biologia, Sociedade e Cultura” evidenciando a importância da conservação do meio ambiente, discutiu temáticas como: os desafios da educação ambiental; a diversidade e inclusão no ensino de Ciências; movimentos sociais para a sustentabilidade na caatinga; os impactos genotóxicos de esteroides anabolizantes, dentre outros.



O EnBio contou com a participação de pesquisadores e palestrantes de outras universidades e cooperativas com experiências acadêmicas e práticas, proporcionando um vasto aprendizado para os participantes. De acordo com a professora, Thaís Feijó, uma das coordenadoras do EnBio, o evento trouxe uma diversidade de temáticas relacionadas ao estudo da Biologia. “Assim, foi possível aprender muito através de todas as atividades oferecidas no EnBio, tanto as científicas quanto as culturais a exemplo da apresentação do Samba de Lata”, destacou Thaís.

O estudante, Caique Abades, do curso de Ciências Biológicas do Campus II da UNEB, em Alagoinhas participou pela primeira vez do EnBio e considerou o evento muito importante. “Foi uma vivência rica, tanto na questão científica por estar adquirindo novos conhecimentos quanto à possibilidade de ter contato com outros estudantes do mesmo curso e conhecer a cultura local. Essa troca de experiência é muito importante e necessária para a vida acadêmica”, frisou o estudante.

Nesse sentido, a professora e presidente da organização do EnBio, Cristiana de Cerqueira, destacou o sucesso do evento e a importância da participação dos estudantes.  “Esses encontros acadêmicos enriquecem o currículo dos alunos que irão ingressar no mercado de trabalho e precisam ter um currículo bom. Ano que vem pretendemos fazer o EnBio com uma formatação diferente, de modo a concentrar as atividades”, finalizou Cristiana.

O EnBio arrecadou pacotes de leite em pó que serão doados para uma instituição de caridade em Senhor do Bonfim. 

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia