Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Prefeitura de Ponto Novo iniciou Campanha de Vacinação contra o Sarampo nesta semana



Na última segunda-feira (7), a Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através da Secretaria de Saúde, deu início à Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo no município.

A ação acontecerá em duas etapas. Na primeira fase, o público-alvo são crianças de 6 meses a 4 anos, enquanto na segunda, o foco serão as pessoas de 20 a 29 anos.
Na primeira fase da campanha, que vai de 7 a 25 de outubro, com Dia D de mobilização em 19 de outubro, receberão a tríplice viral exclusivamente as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) que nunca tenham sido imunizadas ou não tenham comprovação de ter recebido as duas doses determinadas para essa faixa etária. A vacina dada aos bebês antes de completarem um ano de vida é considerada pelo Ministério da Saúde uma dose extra (dose zero), que não interfere no calendário de vacinação de rotina, em que a primeira dose é feita aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.

Já a segunda fase da Campanha será realizada de 18 a 30 de novembro, com foco na aplicação da tríplice viral nos jovens de 20 a 29 anos, que não foram vacinados ou não tenham comprovação do esquema completo (duas doses de vacina na infância ou em outro momento da vida). Para este público, o Dia D acontecerá no sábado 30 de novembro.

Nos períodos de realização da campanha, as doses da tríplice viral serão direcionadas exclusivamente ao público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. A ação é um esforço para interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença. Os critérios de vacinação foram definidos conforme situação epidemiológica e taxas de coberturas vacinais. “As crianças terão prioridade por apresentarem maior risco de complicações, como cegueira, diarreia grave, infecções no ouvido, encefalite e óbito. E os jovens adultos também estão incluídos na campanha por estarem inseridos em uma faixa etária que apresenta números expressivos de casos da doença, pois muitos só tomaram a primeira dose da vacina, o que não garante a completa imunização para quem tem até 29 anos”, explica a secretária de Saúde, Marcela Silva.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ponto Novo - BA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia