Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Do que o sal é capaz: 20 utilidades incríveis

Foto: Shutterstock / TudoGostoso


O sal é com certeza um dos itens mais utilizados na cozinha. Além disso, ele foi usado por muitos anos como um conservante de alimentos, fazendo os ingredientes durarem ainda mais. E ele pode ser encontrado de diversos tipos como o sal rosa, o sal negro, o sal grosso e, o mais conhecido, o sal fino. Mas você sabia que o sal possui mais utilidades do que apenas dar sabor as comidas? Veja no TudoGostoso do que o sal é capaz e se surpreenda com esse ingrediente!

Do que o sal é capaz: 20 utilidades incríveis



Coloque suas esponjas mergulhadas em uma mistura de uma ou duas colheres de sal em pouco de água morna. Deixe de molho por algumas horas, lave e retire o excesso de água.

Retirar manchas de vinho, sangue e etc
Manchas mais complicadas de sair como as de vinho ou de sangue podem ser retiradas com a ajuda de sal. Assim que o líquido entrar em contato com o tecido, coloque uma boa quantidade de sal em cima e deixe que ele absorva tudo. Depois retire com cuidado e lave a macha normalmente. Você ainda pode lavar com um pouco de água gelada misturada com uma ou duas colheres de sal para potencializar o resultado.

Retira manchas de chá e café das xícaras
Coloque um pouco de sal nas esponjas com o detergente na hora de lavar esse utensílios. O sal vai ajudar a retirar qualquer mancha mais difícil de sair como de café e chás.

Recolha o ovo quebrado
A gente sabe como é difícil recolher o resto de ovo que possa ter caído no chão ou na pia. Mas com um pouco de sal isso pode ficar muito mais fácil. Assim que você o derrubar, coloque uma quantidade generosa de sal em cima de tudo e deixe alguns minutos. O sal irá absorver boa parte da bagunça e você conseguirá arrumar tudo com mais facilidade.

Desodoriza o ambiente 
Coloque um pouco de sal em uma casca de laranja ou limão e deixe agir no ambiente por pelo menos 1 hora. Você ainda pode usar um pouco de sal na limpeza interna da sua geladeira, retirando assim o cheiro de restos de comida.

Elimina o mofo
Faça uma mistura de suco de limão, água quente e um pouco de sal para retirar focos de mofo da sua casa. Use essa mistura em cima dos lugares afetados, deixe agir por uns minutos e lave normalmente.

Limpa a gordura de panelas
Coloque um pouco de sal no fundo de panelas com gordura. Deixe agir por alguns minutos, retire o excesso com um papel-toalha e lava a panela normalmente depois.

Desentope ralos de pias
Coloque uma colher de sal no ralo (você ainda pode intensificar a mistura com um pouco de vinagre e suco de limão) e despeje 2 ou 3 copos de água quente. Deixe agir e depois lave normalmente!



Auxilia na limpeza de panelas queimadas e de ferro
Para limpar o fundo de panela queimadas, bem como as panelas de ferro use sal! Coloque um pouco de sal no fundo desses utensílios e esfregue um pouco, você pode usar um pedaço de batata para isso. Depois retire todo o sal e lave com cuidado. Nas panelas de ferro você ainda pode passar um pouco de óleo para finalizar.

Remove o cheiro ruim de garrafas
Garrafas térmicas ou aquelas de academia podem ser higienizadas com um pouco de sal. Coloque uma colher de sal dentro delas, feche e deixe por 20 minutos. Depois desse tempo, dê leve balançadas, retire com bastante água e lave com detergente.

Limpa o ferro 
Para retirar aquelas sujeiras que ficam presas no seu ferro é simples. Com ele ainda um pouco quente, coloque sal em uma folha de papel e passe o ferro por cima. Espere esfriar totalmente e retire com um papel-toalha ou um pano úmido.

Higieniza utensílios de madeira
Use um limão e de 2 a 3 colheres de sal para limpar os utensílios de madeira. Deixe eles de molho nessa solução por alguns minutos e depois lave bem.


Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Cuidados pessoais

Higieniza escovas 
Dê uma vida útil maior para suas escovas de cabelo e de dente deixando-as de molho em uma solução salina. Antes de usá-las pela primeira vez, faça esse processo com água e um pouco de sal.

Alivia picadas de insetos 
Você pode passar um pouco de água gelada com sal, ou a mistura de um pouco de azeite com sal em picadas de insetos. Isso vai aliviar a dor e a vermelhidão na hora.

Retira o odor de cebola, alho e peixe das mãos
Lave suas mãos com uma fatia de laranja e limão e um pouco de sal. Depois de esfregar bem, lave suas mão muito bem com bastante água e sabão.

Mais truques

Prolonga e limpa o resto de cera das velas
Quer evitar que as velas derramem muita cera e ainda aumentar sua vida útil? Deixe as velas de molho em uma solução de água gelada e bastante sal por algumas horas.

Não deixa que as frutas escureçam 
Se você retirou a casca das frutas como maçãs ou peras, coloque-as em uma solução de água e um pouco de sal até utilizá-las.

Desodoriza os sapatos 
Para retirar o cheiro ruim que fica em sapatos fechados, coloque uma colher de sal em cada pé. Deixe no sol por algumas hora e retire todo o sal depois.

Congela bebidas mais rápido
Faça uma camada de sal (pode ser sal grosso também) e uma de gelo, intercalando com as bebidas. Isso vai economizar tempo e suas bebidas vão gelar muito mais rápido.

Retira manchas de camisas
Com a ajuda de uma espoja, passa água gelada e um pouco de sal nas manchas de suor. Isso vai impedir que suas camisas brancas fiquem mais amareladas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia