Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Menino queima o olho com álcool em gel; especialista explica o que fazer


No último domingo (19) uma mãe usou o Facebook para relatar um acidente que seu filho sofreu com álcool em gel. Ela aproveitou para fazer um alerta a respeito dos perigos que o antisséptico pode causar quando mal manuseado.
“Na sexta feira o Bento foi higienizar as mãos com álcool gel 70% álcool, quando, ao apertar a válvula, havia pressão e acabou espirrando em seu olho direito. Ele chorou muito, corri lavar com água corrente; a princípio tratei como se fosse shampoo ou sabonete e não melhorou, ele continuava chorando e até tremia de dor, quando me pediu que levasse ele ao médico”, conta a mãe, Camila Mendes.
Foram ao oftalmologista e a médica constatou que a córnea do pequeno Bento estava queimada. Segundo publicação da mãe, o filho foi sedado para que todo o resíduo fosse retirado do olho e não precisou ficar internado. O tratamento está sendo feito em casa com antibiótico em colírio e analgésico para dor.
Conversamos com um oftalmologista para entender melhor sobre os perigos do álcool em gel quando está em contato com os olhos e como reagir em situações como esta.

Álcool em gel nos olhos: o que faz?

O álcool em gel é um antisséptico muito utilizado nas mãos para combater a proliferação de bactérias e vírus. Mas o que poucos sabem é que ele é um combustível inflamável e pode pegar fogo.
Apesar de ser muito difícil observar a chama que o álcool em gel pode causar, quando está em contato com os olhos ele age queimando a região, como foi o caso do pequeno Bento da história acima.
De acordo com o oftalmologista André Borba, especialista em oculoplástica pela Universidade da Califórnia, se o filho sofrer algum acidente com álcool em gel nos olhos, a primeira coisa que os pais devem fazer é banhar a área com água em abundância.
“Em seguida, a criança deve ser levada imediatamente ao pronto atendimento de oftalmologia para tratamento das lesões provocadas pela queimadura”, completa. 
Minha Vida

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia