Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ponto Novo enfrenta onda de furtos de cabos e transformadores elétricos em propriedades públicas e privadas


Redação: Web Interativa
redacao@interativapn.com

Uma onda de furtos e roubos na zona rural do município de Ponto Novo, região norte da Bahia, vem tirando o sossego dos moradores e autoridades. Só neste ano de 2020, já foram mais cinco propriedades tiveram seus transformadores elétricos ou cabos furtados, eles aconteceram na Fazenda Jatobá, Barragem de Ponto Novo, Várzea do Boi, Cascalheira, Limeira, Alagadiço do Gato, Várzea do Capim, Laranjeiras.



Esse é um crime que gera transtorno não somente às distribuidoras de energia, mas aos cofres públicos, ao meio ambiente e à população como um todo, as redes de distribuição aéreas em áreas rurais são as mais atingidas e, justamente por serem mais afastadas, os furtos são de cabos transformadores públicos e privados, um prejuízo aos proprietários e também aos cofres públicos com gastos inesperados, esses furtos diretamente geram grandes problemas à população. Nas áreas rurais, por exemplo, as linhas de produções são afetadas e podem trazer grandes prejuízos aos produtores com a queda de produtividade, até cabos elétricos da rede de baixa do programa "Luz Para Todos" do município foram levados.



Um dos alvos dos furtos dos criminosos e óleo e o cobre, outro fato relato por proprietários a nossa redação e que alguns furtos ocorreram com a rede de energia ligada, suspeita que os criminosos são capacitados para a operação em virtude da rede está energizada, o que se suspeita que os criminosos. Além disso ação dos criminosos resulte em risco de sérios acidentes e de danos a rede de distribuição. Um pequeno toque na rede energizada resultaria em um choque de mais de 19.000 volts. Além do risco ao próprio criminoso, há risco de ocorrer curto-circuito na rede – o que poderia causar queima de equipamentos, descargas elétricas em quem estiver fazendo reparos em outros trechos da rede do mesmo circuito e até incêndios.




Quando um transformador é furtado, os clientes ou proprietários rurais ou pessoas supridas por esse equipamento ficam sem energia, telefone, sinal de TV e Internet. Além desses transtornos, é possível que até a rede de iluminação pública fique desenergizada, deixando os moradores sujeitos aos assaltos.

A Polícia Civil já recebeu denúncias e está investigando os casos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia