Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Entenda como o uso de máscaras com maquiagem podem agravar problemas de pele

 



Com a obrigatoriedade do uso de máscaras, como medida de prevenir a contaminação do covid-19, a reclamação de agravamento de rosácea, dermatites e acnes se tornou frequente. De acordo com a dermatologista Danuza Dias Alves, da Clínica Leger, a combinação de maquiagem e uso de maquiagem pode ser prejudicial para a pele, por causa da obstrução dos poros e a desidratação da pele do rosto.

A especialista alerta que é importante observar cada tipo de pele, identificar e tratar o problema. "Com o uso de máscaras, além de lesões na pele, é possível desenvolver alergia ao tecido. Coceiras, alteração da cor e surgimento de espinhas são alguns dos sintomas. Se isso acontecer, não deixe de trocar a máscara e consultar o seu dermatologista", orienta.

Danuza Dias também explicou que é preciso ter atenção ao uso de maquiagem. Para quem não fica sem usar make, vale usar produtos de longa duração e de rápida absorção. A dermatologista respondeu as principais dúvidas sobre a relação da máscara e maquiagem. 

Usar maquiagem reduz a eficácia da máscara?

A redução da eficácia não é da maquiagem na pele, mas dos resíduos da maquiagem que ficam depositados na máscara, como pó, base ou batom. O que recomendo às minhas pacientes é que optem por maquiagens de longa duração ou de fácil absorção, que fiquem na pele por mais tempo. Isso não vai atrapalhar nos cuidados com a pele, nem no uso da máscara.

A maquiagem sob a máscara pode colaborar para o aparecimento de problemas de pele?

O que eu tenho observado em meus pacientes é a reativação da rosácea com o uso da máscara. Em outros pacientes que sofriam com oleosidade e que já tinham um pouco de acne, percebo uma reativação e o aumento do problema. Meu conselho para pacientes que tenham a pele um pouco mais oleosa, que já tinham diagnóstico de rosácea, dermatite seborreica ou que tenham percebido a pele mais vermelhinha na região da máscara, é que procurem a orientação de um dermatologista para iniciar um tratamento e prevenir a ativação dessas condições de pele.

iBahia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia