Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Rui Costa anuncia mudanças para retorno das aulas; confira

Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa, falou um pouco sobre a volta às aulas e revelou alguns planjeamentos para as escolas. Em coletiva realizada nesta segunda-feira (3), ele reforçou a necessidade de manter as ações de proteção contra a Covid-19 e afirmou que ainda não tem uma data prevista para o retorno dos estudantes, mas algumas medidas já foram traçadas para que as crianças e adolescentes voltem com segurança.

 

Rui revelou que o planejamento inclui uma “intervenção física” nas escolas, reforçando questões sanitárias e revisando instalações. Serão acrescentadas pias na área externa ou no pátio das escolas, além da instalação de álcool em gel por diversas partes do colégio.

 

Não apenas modificações na estrutura das escolas serão feitas. Os estudantes também enfrentarão uma mudança de rotina. O governador afirmou que, para que se cumpra o número mínimo de horas de estudo, os alunos não terão recesso e passarão a ter aulas aos sábados, tendo que ir à escola por seis dias na semana. Além disso, as turmas serão divididas para que haja um quantidade menor de estudantes em sala de aula. O distanciamento também será respeitado, com uma carteira vazia entre um aluno e outro. O uso obrigatório de máscara também será estabelecido para funcionários e alunos das escolas.

 

O governador ainda anunciou a instalação de banda larga com mínimo de 50 Megas e máximo de 100 em todas as escolas, assim, poderão ser disponibilizadas tarefas on-line. “O jovem vai se interessar mais por conteúdo extra se ele for digital, se ele for no celular, então nós estamos prevendo isso, ele [o estudante] vai baixar na escola e vai pra zona rural, onde ele mora, que às vezes não tem sinal de celular, mas já vai estar tudo carregado ali”, explica.


Questionado sobre a data de retorno às aulas, Rui Costa não confirmou uma data. “É a única coisa hoje que está pendente desse planejamento, mas nós estamos monitorando essa taxa de contaminação e a taxa de ocupação de leitos. Ainda não podemos afirmar, vai depender do comportamento da doença nos próximos dias, então não quero antecipar uma data e ter que adiar. Vamos, primeiro, acompanhar o grau de contaminação, esses testes que estamos fazendo nas escolas vai ser um bom parâmetro pra ver como está o processo de contaminação (…) só iremos anunciar quando tivermos uma taxa de contaminação inferior ao que temos hoje, embora a Bahia tenha uma baixa taxa de contaminação hoje, ainda queremos uma taxa menor pra poder abrir as escolas”, completa o governador.


O político também reforçou a importância da escolaridade e deixa claro que o ano letivo não será cancelado. “A educação deveria ser uma das primeiras coisas que as pessoas deveriam valorizar. Nós não cancelaremos o ano letivo, acho que todos têm que dar a sua parte de contribuição”, esclarece.


Além disso, ele afirma que os profissionais que trabalham em escolas e que tenham problemas de saúde, que pode ser um fator de risco para que sejam infectados com maior facilidade, serão avaliados para que não precisem retornar. “Será resguardado aquelas pessoas que têm problemas de saúde, a junta médica será reforçada para identificar os profissionais que tenha eventuais problemas e não possam retornar”, finalizou.


Redação: Varela Notícias


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia